• Janeiro Verde alerta para a prevenção do câncer do colo de útero

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/01/2021 13:05
    Por Redação Tribuna de Petrópolis

    A campanha “Janeiro Verde” chama a atenção para a saúde da mulher e alerta os cuidados necessários para a prevenção do câncer do colo do útero. Por considerar este o terceiro tumor maligno mais frequente em mulheres, a iniciativa tem o objetivo de mobilizar a população sobre os hábitos corretos em relação à doença e formas de prevenção, além da importância do diagnóstico precoce.

    A doença, que é responsável por cerca de 16.590 novos casos e 6.526 mortes por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer, é muito comum em países como o Brasil, China e África. De acordo com o Radio Oncologista Daniel Przybysz, é importante manter cuidados externos e internos, em relação à área que pode ser potencialmente atingida pelo câncer.

    Segundo o médico a região é a porta para infecções que são caracterizadas pelo Papilomavírus Humano – HPV, que atinge homens e mulheres. A doença, segundo o especialista, está atrelada a atos ambientais e sexuais. “O HPV circula de forma comum por aí, é um vírus que ao longo dos anos vai causando processos que acabam desenvolvendo o câncer, pois as células passam a se desenvolver de forma desordenada”, explica. O especialista destaca alguns cuidados importantes como o cuidado a higienização das peças íntimas e uso de preservativos nas relações sexuais.  

    De acordo com o médico, uma das formas de prevenir estes casos é a vacina contra o HPV, que faz parte do calendário de imunização do Ministério da Saúde. “A vacina consegue evitar que o vírus se perpetue dentro de nós, ainda que tenhamos contato com ele. É uma medida altamente inteligente e eficaz. A falta de conhecimento leva muitas pessoas a não se imunizarem, mas o esclarecimento é necessário para que todo cidadão possa passar a garantir uma maior segurança em relação à doença”, reforça. O acompanhamento ginecológico, com o exame preventivo, feito com regularidade está entre as principais recomendações. Através de exames específicos, é possível obter melhores informações e descobrir a doença logo de início.

    Em casos mais avançados, o câncer do colo do útero pode manifestar alguns sintomas como sangramento vaginal, corrimento, dor pélvica ou nas relações sexuais. Os tratamentos podem variar de acordo com cada caso, mas em alguns casos envolvem procedimentos como a retirada de parte do colo do útero, quimioterapia e radioterapia, que são os mais aliados nesta fase, evitando que a doença se espalhe para outros lugares.

    O médico pontua que em alguns casos, é necessário realizar ainda a braquiterapia, procedimento feito de forma interna, trazendo a radiação de forma direta. Ele reforça ainda que as taxas de sobrevida diante do diagnóstico precoce e tratamento, chegam a mais de 90%.

    Últimas