• Jalsa Salana, reunião anual internacional da comunidade ahmadia do Islã, reuniu milhares de pessoas no Reino Unido

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/08/2023 10:25
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Jalsa Salana, reunião anual da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Reino Unido, foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho. O evento reuniu uma variedade de líderes religiosos, intelectuais, políticos e representantes de diversas nações com o objetivo de promover a paz, o entendimento inter-religioso e a solidariedade global.

    O evento foi marcado por discursos inspiradores, exposições diversas e momentos de oração e reflexão espiritual. O Califa, Sua Santidade Mirza Masroor Ahmad, líder administrativo e espiritual da Comunidade Ahmadia nos mais de 200 países em que ela se encontra, deu cinco discursos durante o evento, inclusive sendo um deles dedicado às mulheres. Temas como a boa moral e ética, além da justiça social e paz mundial também foram abordados no discurso.

    Além de palestras educativas, líderes políticos, religiosos e sociais fizeram breves discursos na Reunião Anual. Mensagens de diversas lideranças também foram apresentadas, destacando-se, entre elas, uma mensagem do Rei Charles III, que parabenizou a Ahmadia pelo evento e demonstrou seu apreço pelo trabalho da Comunidade e a mensagem liderada pelo Califa.

    No evento também foram premiados alunos e alunas que se destacaram em seus estudos e foi anunciado o vencedor do Prêmio da Ahmadia do Islã pela Promoção da Paz, concedido a pessoas ou organizações que tenham se destacado na promoção da paz pelo mundo. O vencedor deste ano foi um professor inglês, David Spurdle, fundador da ONG “Stand by Me”, que resgatou mais de 10.000 crianças em 11 países do mundo.

    Entre as exposições, destacava-se a da Humanity First, ONG de ajuda humanitária da Comunidade Ahmadia. Diversas vertentes de seu trabalho foram mostradas, inclusive uma mostra do trabalho realizado no Brasil.

    Para a realização do evento foi montado um sistema de infra-estrutura e logística, fornecendo acomodação, alimentação e transporte para todos os participantes, que numeravam mais de 41 mil pessoas, de 118 países do mundo.

    Delegação brasileira na reunião

    Uma delegação brasileira, composta por membros e convidados da Comunidade Ahmadia, também participou do evento. Liderada pelo Presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, Imã Wasim Ahmad Zafar, a delegação também contou com a presença do Secretário da Comunidade, Ijaz Ahmad Zafar, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, Fred Procópio, e o jornalista Luiz Carlos da Silva. A participação da delegação brasileira contribuiu para a diversidade cultural e religiosa da Jalsa Salana.

    Após o término do evento, a delegação visitou a Embaixada Brasileira em Londres, no dia 31 de julho. Lá, foram recebidos pelo Ministro-Conselheiro João Marcos Paes Leme, tendo a oportunidade de discutir as realizações da Comunidade, bem como os esforços contínuos para promover uma convivência pacífica e harmoniosa entre diferentes grupos religiosos e culturais.

    Foto: Divulgação

    A delegação brasileira da Comunidade Ahmadia Muçulmana também teve um encontro com o Califa, no dia 02 de agosto. O encontro, segundo os representantes da comunidade no Brasil, “foi um momento de profunda inspiração, uma vez que o Califa, Mirza Masroor Ahmad, é conhecido por sua liderança mundialmente por seu compromisso com os valores de paz e harmonia”.

    O Presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, Imã Wasim Ahmad Zafar, falou sobre a oportunidade de representar o Brasil na Jalsa Salana do Reino Unido.

    “É uma honra estar presente neste evento notável e compartilhar nossa mensagem de paz e amor com o mundo. Através do diálogo construtivo e da compreensão mútua, acreditamos que podemos construir um futuro mais harmonioso para todos”, disse o Imã Zafar.

    O Islã e a Ahmadia

    A Comunidade Ahmadia é um ramo do Islamismo e foi fundada em 1889 buscando propagar a mensagem de paz, tolerância e amor através de suas atividades religiosas e humanitárias. Ela foi estabelecida por Hazrat Mirza Ghulam Ahmad, quem declarou ser o messias prometido para essa época. Tendo seu início na Índia, ela rapidamente se espalhou pelo mundo. Uma característica distintiva da Comunidade Ahmadia é seu Califado, uma linhagem contínua de líderes espirituais que guiam os membros em questões de fé, moralidade e engajamento social. O atual Califa da Comunidade Ahmadia, Sua Santidade Mirza Masroor Ahmad, assumiu a liderança em 2003 e dirige a Ahmadia em todo o mundo a partir da sede em Tilford, na Inglaterra.

    O Califado da Comunidade Ahmadia exerce um papel fundamental na promoção dos valores essenciais da paz, justiça e igualdade. O Califa é uma figura respeitada não apenas entre os membros da Comunidade Ahmadia, mas também entre líderes religiosos e autoridades governamentais em todo o mundo. Sua liderança espiritual transcende fronteiras e busca unir pessoas de diferentes origens culturais e religiosas em prol de um objetivo comum: um mundo livre de conflitos e ódio.

    À medida que o mundo enfrenta desafios complexos e divisões profundas, a mensagem de paz da Comunidade Ahmadia do Islã e a liderança espiritual do Califa continuam a oferecer um farol de esperança e uma visão de um futuro harmonioso e inclusivo. Em um momento em que a coexistência pacífica é mais crucial do que nunca, a Comunidade Ahmadia destaca-se como um exemplo de como a fé pode ser uma força unificadora e transformadora para o bem de toda a humanidade.

    No Brasil, a Comunidade Ahmadia do Islã é dirigida pelo Imã Wasim Ahmad Zafar, Presidente e chefe-missionário da Ahmadia no país, que tem sua sede em Petrópolis, na Estrada da Saudade, 215, onde tem sua mesquita Baitul Awal, aberta para aqueles que queiram conhecer o espaço ou aprender sobre a religião.

    O contato também pode ser feito via telefone pelo número (24) 2242-1385; WhatsApp, (24) 99906-0929, ou e-mail: info@ahmadia.org.br.

    Mais informações também podem ser obtidas pelas redes sociais (facebook, instagram, twitter e threads) @ahmadiabr e pela página de website da Comunidade, www.ahmadia.org.br.

    Últimas