
A Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil promoveu, no fim de abril, a 31ª Jalsa Salana, reunindo diferentes pessoas com o mesmo objetivo: celebrar a paz, a espiritualidade e o respeito entre as religiões. O evento foi sediado na Mesquita Baitul Awal, entre os dias 25 e 27 de abril.
Os dois primeiros dias da Jalsa foram dedicados a momentos internos de reflexão, oração e aprendizado entre os próprios membros da Comunidade. A programação incluiu palestras temáticas, sessões separadas para homens e mulheres, recitação do Sagrado Alcorão, poesia devocional e orações especiais, como a tahajjud (oração voluntária nas últimas horas da madrugada). Entre os temas abordados estiveram a importância do Califado, o uso responsável da mídia e as responsabilidades espirituais e sociais dos muçulmanos na atualidade.
Já o terceiro e último dia, aberto ao público, foi marcado por uma sessão especial de encerramento, que reuniu autoridades civis, representantes de diferentes religiões e convidados da sociedade civil. A cerimônia foi presidida pelo Imã Wasim Ahmad Zafar, presidente da Comunidade Ahmadia no Brasil, e teve como tema central os valores humanos — ponto de convergência entre fé, moralidade e convivência harmoniosa.


Fotos: Divulgação
A sessão começou com uma recitação do Alcorão por Abdul Qudoos, seguida de uma poesia religiosa (nazm) apresentada por Takreem Ahmad Zafar. Então, o secretário geral da Comunidade, Nadeem Ahmad Tahir, fez uma introdução aos princípios do Islã e conduziu os pronunciamentos de diversas lideranças religiosas e civis.
Um dos momentos mais emocionantes da manhã foi a leitura, em português, de uma mensagem especial enviada por Sua Santidade Mirza Masroor Ahmad, líder mundial da Comunidade Ahmadia Muçulmana. A mensagem foi lida por Nadeem Ahmad Tahir e reforçou a importância de se cultivar compaixão, justiça, honestidade e respeito pela dignidade de todo ser humano, independentemente de crença ou origem.
O vice-presidente da Comunidade, Imã Ihtsham Ahmad Moman, apresentou um panorama da Comunidade Ahmadia e suas contribuições em prol da paz, da educação e do serviço à sociedade, mencionando, também, as perseguições sofridas pela Ahmadia em diversos países simplesmente pela sua crença que o Messias prometido para os últimos tempos já chegou. Na sequência, Ijaz Ahmad Zafar, presidente da organização juvenil da Comunidade Ahmadia Muçulmana no Brasil, fez um discurso sobre o compromisso humanitário da Comunidade, destacando o trabalho da ONG Humanity First, braço humanitário internacional fundado pela Comunidade Ahmadia, que atua em diversas partes do mundo — inclusive no Brasil — com projetos nas áreas de saúde, educação, assistência social e resposta a desastres.
Em seguida, o Imã Wasim Ahmad Zafar proferiu um discurso de encerramento sobre os valores humanos à luz dos ensinamentos e da prática do Santo Profeta Muhammad.
A sessão foi encerrada com uma oração silenciosa coletiva, conduzida pelo Imã Wasim. Em um gesto simbólico todos os presentes — muçulmanos e não muçulmanos — se colocaram de pé, em respeito mútuo, orando juntos, cada um conforme sua crença. A cena foi descrita por muitos como um verdadeiro retrato de paz e harmonia inter-religiosa.
Ao final, os presentes participaram de um almoço especial oferecido pela Comunidade. Uma exposição de literatura islâmica também ficou aberta ao público.
Leia também sobre Petrópolis e região: