• Já é possível fazer um balanço esportivo local?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/11/2022 09:56
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    O ano de 2022 significou a retomada das atividades esportivas sem maiores restrições. Após quase dois anos, o desporto municipal voltou a promover eventos em diversas modalidades, nada mais justo movimentar a população e seus atletas no sentido de incluí-los em suas vidas no município. Claro que ainda é cedo para fazer um balanço do que rolou, mas algumas coisas já podemos analisar cuidadosamente para quem planeja 2023, que está logo ali.

    Um esporte que ajudou muito o entorno e seus praticantes sem dúvida foi o mountain bike, pois além de sediar a etapa brasileira da Copa do Mundo e Copa Internacional, expôs ainda mais os talentos produzidos no município, com destaques para Henrique Avancini e Giuliana Salvini Morgen, a Giugiu, que levaram o nome de Petrópolis nas disputas também do Campeonato Mundial.

    Giugiu foi a quinta colocada na etapa da Copa do Mundo disputada em Petrópolis.
    Foto: Thiago Lemos

    Se falarmos do futebol, o principal fato ocorrido em Petrópolis é a chegada de dois novos clubes de futebol profissional: Vera Cruz e Gonçalense, que oficialmente passa a se chamar Petrópolis em 2023. Ambos jogaram o Estadual, assim como a participação do Serrano na Série B1, a melhor desde que o Leão da Serra fez o acordo com a Interfut para gerir seu futebol. São novidades muito bem vindas!

    Apenas um clube foi aceito para abrigar “centrinho” de atletismo

    A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou o resultado final do Chamamento Público 001/2022. A entidade, por meio de sua comissão especial, homologou 20 Centros de Formação de Atletismo, conhecidos no esporte como “centrinhos”. Todos estão aptos para a celebração de instrumento contratual. Entre todos, apenas o “Correndo para o Futuro” foi escolhido no Rio de Janeiro.

    Vera Cruz abre inscrição para processo seletivo para os times de 2023

    Já estão abertas as inscrições para os jogadores locais participarem das equipes de competição do Vera Cruz. Através do site https://forms.gle/TKQ5zy5kzzznoEmn6, o talento poderá assegurar para janeiro a presença nos processos seletivos, que serão realizados no estádio 7 de Setembro, no Moinho Preto. As prováveis competições que o clube pretende jogar são: Municipais (Sub 11, 13, 15 e 17), Estaduais sub 17 e profissional, Metropolitano (Sub 11/sub 12) e Copa Brasileirinho (sub 13/sub 15).

    Corrêas inicia luta por uma vaga na decisão do Carioca de futsal adulto

    Classificado após golear o Maricá por 7 a 3, na quarta-feira passada, em casa, o Corrêas não teve tempo para descansar, afinal, já neste sábado volta à quadra para iniciar uma outra decisão: enfrentará o Magé, às 17h30, no ginásio Belmiro José Sant’anna, numa melhor de duas partidas que apontará um dos finalistas do Campeonato Carioca de futsal adulto. Os semifinalistas decidiram em setembro o título Estadual e os correenses levaram a melhor.

    Uma viagem ao passado: como Messi tornou-se o gênio completo

    Eleito seis vezes o Melhor Jogador do Mundo pela Fifa e recordista do prêmio Bola de Ouro, Lionel Messi soma 761 gols ao longo de seus 18 anos de carreira no futebol. O que pouca gente sabe é como se deu a trajetória do craque argentino nos bastidores. É isso que o jornalista esportivo Ariel Senosiain revela na biografia Messi, o gênio completo, publicada no Brasil pela Editora Hábito.

    Tobias, a grata surpresa masculina da corrida de rua local

    Tobias Maller chamou a atenção na recente Petrópolis Night Run como um dos principais nomes da prova de cinco quilômetros. O atleta, de 18 anos, integra a equipe Elo Atle, do ex-Pé de Vento José Cícero Eloy, que ajuda na sua preparação para as provas. Com um ano de trabalho, já conseguiu resultados expressivos e na semana que vem fará testes para saber se irá integrar o time de atletismo do exército brasileiro.

    Tobias fará testes na semana que vem e sonha integrar a equipe do Exército.
    Foto: Divulgação

    Camisa 10 do Serrano, Juan Patrocínio já está se recuperando de cirurgia

    Um dos destaques do Serrano na Série B1 deste ano, o meia atacante Juan Patrocínio, de 22 anos, já se recupera de uma cirurgia no joelho direito. O jogador, que ficou de fora da última partida do Leão da Serra no campeonato, pertence ao Nova Iguaçu e não se sabe ainda qual será seu destino no ano que vem. Certamente, a torcida petropolitana gostaria de contar com seu futebol para 2023.

    Domingo é dia de decisão para o vôlei petropolitano no Magnólia

    O domingo será de decisão no ginásio Hélio Fiúza, no Magnólia, onde acontece a final do Campeonato Municipal de vôlei masculino: o SC Magnólia/Petro Vôlei enfrenta, às 15h, o EC Vera Cruz/Magé Voleibol. Donos das melhores campanhas, o duelo é considerado o mais aguardado da modalidade este ano. Na preliminar, a decisão do terceiro lugar será entre o Cascatinha e Santa Isabel FC/Vôlei Mauá, às 14h.  

    Casa de Portugal briga por título brasileiro sub-16, em Santos

    Começa neste sábado pela manhã, no ginásio do Clube Internacional, em Santos (SP), o campeonato Brasileiro de hóquei tradicional sub-16. A Casa de Portugal de Petrópolis enfrentará a coirmã de Teresópolis, às 8h30 e o duelo deve marcar uma novidade da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinagem: categoria abaixo de 19 anos pode jogar com time misto, ou seja, meninos e meninas atuando lado a lado em busca das vitórias.

    Casa de Portugal inicia, neste sábado (25), sua caminhada em busca do título brasileiro sub-16.
    Foto: Divulgação

    American Mille pode acontecer somente em dezembro

    O planejamento para a edição 2022 da American Mille está voltada para a realização da prova de rua de 1690 metros em dezembro. Porém, depende da liberação da Avenida Ipiranga – palco do evento – num domingo, e todo esse processo está sendo discutido internamente na Prefeitura. A modalidade do atletismo, inclusive, é alvo de elogios da Secretaria de Educação, que quer fazer um projeto piloto numa escola em Pedro do Rio.

    Fábio Vladimir espera promover a American Mille em dezembro.
    Foto: Divulgação

    Bolão 16: dirigentes podem anunciar calendário ainda em dezembro

    Um dos esportes que mais teve problemas para retornar no momento “pós Covid-19” foi o Bolão 16. Os poucos clubes que ainda mantém o tradicional boliche de origem alemão, o Bolão 16 ou Krieger, levaram muito tempo para recomporem as equipes de competição e, no Rio de Janeiro, a Federação da modalidade não conseguiu fazer um calendário de eventos, mas os dirigentes devem se reunir em dezembro para fazer o planejamento de 2023.

    Para petropolitana, temporada como competidora de Bolão 16 este ano foi positiva

    Para a petropolitana Patrícia Bade, a temporada deste ano foi positiva. Apenas se queixou do pouco tempo para se preparar adequadamente para o Campeonato Mundial de Bolão 16, disputado na Alemanha, mas mesmo assim assegurou o vice-campeonato – uma conquista inédita para o país. Pelo Country Clube de Nova Friburgo, chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro.

    Semifinal do futebol máster de Petrópolis começa neste domingo

    Começa neste domingo a semifinal do Campeonato Municipal de futebol master. Os veteranos da cidade revivem seus bons momentos nos gramados, sendo que no estádio Argemiro Hungria Machado, em Cuiabá, o Boa Esperança FC/Porto Alegre recebe o EC Corrêas Futebol Master, às 8h30; já no estádio Luiz Machado Fagundes, na Posse, o Posse FC/Petrópolis Master joga contra EC Vera Cruz/Gaguinho FC a partir das 10h.

    Últimas