Ivone Alves Sol: Duplamente agraciada pela Academia Petropolitana de Letras
A escritora, produtora cultural e apresentadora de TV, Ivone Alves Sol, foi duplamente agraciada pela Academia Petropolitana de Letras. No último sábado foi eleita para o quadro de membro titular da Instituição, e tendo a Acadêmica, e amiga Christiane Michelin como madrinha; e no próximo domingo, dia 04 de junho, receberei o Prêmio APL de Jornalismo, dentre outros, pelo trabalho realizado em Um Programa & Tal, na Rede Petrópolis de Televisão, que completou um ano também neste mês. Foi também no mês de maio que a premiada completou 5 anos residindo na cidade de Petrópolis, juntamente com o seu marido, o engenheiro e escritor acadêmico da APL Almir Tosta.
Em Petrópolis Ivone Sol é autora e realizadora dos projetos de Literatura e Arte: Sarau Noite enSOLarada e Autores e Leitores, sediados na Casa de Cultura Cocco Barçante; é membro titular da Academia Brasileira de Poesia Casa Raul de Leoni; e membro honorário da Academia Petropolitana de Letras. Fundou a produtora ProduSOL Eventos; é autora, produtora e apresentadora do programa de televisão Um Programa & Tal, na Rede Petrópolis de Televisão. Por sua atuação cultural na cidade, recebeu o prêmio Personalidades Petropolitanas, como a Personalidade Feminina da Cultura do ano de 2014, e no ano de 2016, recebeu o honroso título de Cidadania Petropolitana, concedido pelo Legislativo Municipal. Ivone Alves Sol é autora dos livros SOLvendo Sentidos e Versos de Mim; coautora de diversos livros de poesia contos e crônicas, e publica em sites e blogs literários.
“Só tenho a agradecer o voto de confiança dos Acadêmicos, aos parceiros culturais, à Imprensa Petropolitana, ao meu marido e parceiro em tudo Almir Tosta, e a todos os que nos prestigiam e nos incentivam nesta trajetória”.
Já em Salvador, Ivone Sol é membro titular da Academia de Cultura da Bahia; Foi membro do Comitê Executivo de Autores na Câmara Baiana de Livros; foi professora regente do ensino fundamental durante mais de 20 anos, atuou como locutora e na coordenação e produção de programas de rádios, e foi presidente da ARCOBA (Associação de Rádios Comunitárias da Bahia) durante seis anos.