Itaipava recebe 26ª exposição nacional do cavalo Pampa
O Parque Municipal, em Itaipava, recebe de 27 de agosto a 1º de setembro a 26ª Exposição Nacional do Cavalo da Raça Pampa. O evento vai contar com cerca de 400 animais nas pistas de julgamento de marcha, morfologia, esportes, provas sociais e nos leilões. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pampa (ABC Pampa), Alexandre Todeschini Pires, nas pistas são julgados cinco andamentos de marcha – a picada, a de centro, a batida, a cadenciada e a progressiva – que são as encontradas nos animais de sela brasileiros que compõem a base de formação da Pampa. Os cavalos malhados (Pampas) dos índios americanos são mundialmente conhecidos.
Em junho, a cidade também recebeu a 34ª Exposição Estadual do Cavalo Mangalarga Marchador, que movimentou a região com mais de 350 animais e criadores de todo o país. Mais de 10 mil pessoas passaram pelo evento em quatro dias de programação. Além deste, esse ano o parque ainda contou com outra exposição do Pampa e uma do Campolina.