• Irmão de Jamil é um dos investigados na operação que apura superfaturamento na CPTrans

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Bernardo Sabrá foi exonerado nesta sexta-feira(12) do cargo que ocupava no Instituto Metrópole no Governo do Estado

    13/08/2022 14:39
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Entre os doze endereços visitados na Operação Clean, pelas equipes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e Polícia Civil, nesta sexta-feira, está o de Bernardo Sabrá, irmão do diretor-presidente da CPTrans afastado, Jamil Sabrá. A investigação apura a ligação de Bernardo com as possíveis irregularidades na contratação emergencial de uma empresa para prestar o serviço de controle de tráfego na Companhia após a tragédia de fevereiro. 

    Leia mais: ‘Pix da CPTrans’: investigação aponta que empregada da casa de Jamil era paga por terceirizada

    Bernardo, que tem uma trajetória política em Petrópolis, ocupava até esta sexta-feira um cargo em comissão no Governo do Estado. Em janeiro, foi nomeado como assessor executivo da Assessoria Executiva da Previdência do Instituto Metrópole – IRM, ligado à Secretaria de Estado da Casa Civil, cargo que era ocupado pelo seu irmão Jamil, até o ano passado. Nesta sexta-feira, após a deflagração da Operação, o Instituto Metrópole informou à Tribuna que Bernardo pediu exoneração do cargo, e que o órgão desconhece as informações da investigação que não tem relação com o instituto. A publicação no Diário Oficial deve acontecer na próxima segunda-feira. 

    Além disso, Bernardo também tentou ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal, em 2020, quando se candidatou a vereador pelo partido PSC. Também foi coordenador do Procon Petrópolis, durante a gestão de Bernardo Rossi. E no ano passado, quando Rubens Bomtempo assumiu a cadeira de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Bernardo foi nomeado seu assessor parlamentar e lá permaneceu até a saída de Bomtempo para a posse como prefeito de Petrópolis, em 18 de dezembro de 2021. 

    Nesta sexta-feira, as equipes da Polícia Civil e MPRJ, visitaram 12 endereços ligados a 9 pessoas que tem ligação com Jamil Sabrá. As equipes visitaram a sede da CPTrans, no Centro; a casa do diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá; a casa do pai de Jamil, Nelson Sabrá; a casa do irmão, Bernardo Sabrá;  um endereço ligado ao diretor-financeiro da CPTrans, Ralf Costa Silva; à casa dos diretores da empresa Via Rio e foram até o endereço da sede da empresa, em Pedro do Rio. 

    Leia também: Jamil Sabrá contratou sem licitação mão de obra superfaturada, aponta investigação

    As equipes apreenderam documentos, equipamentos eletrônicos e celulares particulares dos suspeitos e a quantia de R$ 90 mil em espécie na casa de Jamil Sabrá. 

    A Operação Clean apura a existência de esquema de corrupção, dispensa irregular de licitação e desvio de recursos públicos por meio de favorecimento de empresa prestadora de serviços de terceirização de mão de obra, esquema criminoso que ocasionou prejuízo ao erário superior a meio milhão de reais. 

    A Tribuna tentou contato com a defesa, mas não obteve retorno e mantém o espaço aberto para posicionamento.

    Últimas