• Irã e EUA iniciam negociações sobre o rápido avanço do programa nuclear de Teerã

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/abr 09:19
    Por Associated Press / Estadão

    O Irã e os Estados Unidos iniciaram neste sábado, 26, negociações aprofundadas em Omã sobre o rápido avanço do programa nuclear de Teerã. As conversações provavelmente se concentrarão no enriquecimento de urânio pela República Islâmica.

    Segundo a televisão estatal iraniana e uma fonte dos EUA, as negociações estão ocorrendo em Mascate, a capital do sultanato, cercada de montanhas, no extremo leste da Península Arábica.

    No entanto, nem o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, nem o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff, ofereceram quaisquer detalhes específicos ou imediatos sobre as negociações que eles conduzirão.

    Araghchi chegou na sexta-feira, 25, a Omã e se reuniu com o ministro das Relações Exteriores de Omã, Badr al-Busaidi, que mediou as duas rodadas anteriores de negociações em Mascate e Roma.

    Em seguida, Araghchi visitou a Feira Internacional do Livro de Mascate, cercado por câmeras de televisão e fotojornalistas.

    Um vídeo no final da manhã de sábado mostrou Araghchi indo para as negociações. Witkoff esteve em Moscou na sexta-feira, reunido com o presidente russo Vladimir Putin.

    Ele chegou no sábado a Omã, onde as negociações deveriam se desenvolver, disse uma fonte familiarizada com as viagens de Witkoff à agência de notícias Associated Press, falando sob condição de anonimato.

    Negociações nucleares ocorrem após décadas de tensões

    As negociações buscam limitar o programa nuclear do Irã em troca do levantamento de algumas das pesadas sanções econômicas que os EUA impuseram à República Islâmica, encerrando meio século de inimizade.

    O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou repetidamente desencadear ataques aéreos contra o programa do Irã se um acordo não for alcançado.

    As autoridades iranianas alertam cada vez mais que poderiam construir uma arma nuclear com seu estoque de urânio já enriquecido a níveis próximos aos usados por esses artefatos.

    O acordo nuclear de 2015 do Irã com as potências mundiais limitou o programa de Teerã. No entanto, Trump se retirou unilateralmente do acordo em 2018, dando início a anos de ataques e tensões.

    O Oriente Médio em geral também continua no limite com a devastadora guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. Trump, em viagem a Roma para o funeral do Papa Francisco, disse novamente que esperava que as negociações levassem a um novo acordo nuclear. Entretanto, ele ainda manteve a possibilidade de um ataque militar caso isso não ocorra.

    “A situação do Irã está indo muito bem”, disse Trump no Air Force One. “Tivemos muitas conversas com eles e acho que vamos chegar a um acordo. Prefiro um acordo a outra alternativa. Isso seria bom para a humanidade.”

    Ele acrescentou: “Há algumas pessoas que querem fazer um tipo diferente de acordo – um acordo muito mais desagradável – e eu não quero que isso aconteça com o Irã, se pudermos evitar.”

    Conversas voltadas para especialistas

    Embora Araghchi e Witkoff devam novamente falar, especialistas de ambos os lados também começarão a negociar os detalhes de um possível acordo.

    Do lado iraniano, o vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Majid Takht-e Ravanchi, liderará a equipe de especialistas de Teerã, disse Mohammad Golzari, uma autoridade do governo iraniano. Takht-e Ravanchi participou das negociações nucleares de 2015.

    A equipe técnica dos EUA será liderada por Michael Anton, diretor da equipe de planejamento de políticas do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

    Anton não tem a mesma experiência em política nuclear daqueles que lideraram os esforços dos Estados Unidos nas negociações de 2015.

    O Irã tem insistido que manter seu enriquecimento é fundamental. Mas Witkoff embaralhou a questão ao sugerir, em uma entrevista para a televisão, que o Irã poderia enriquecer urânio a 3,67% e, posteriormente, dizer que todo enriquecimento deve ser interrompido.

    Essa exigência de parar todo o enriquecimento também foi repetida pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

    No entanto, os iranianos continuam esperançosos de que as negociações possam ser bem-sucedidas. Um indicativo é que o rial, a moeda iraniana, se recuperou de baixas históricas durante as quais era necessário mais de 1 milhão de riais para comprar US$ 1.

    “Não há problema em negociar, diminuir ou aumentar o programa nuclear e chegar a um acordo”, disse Farzin Keivan, morador de Teerã. “É claro que não devemos lhes dar tudo. Afinal de contas, sofremos muito por esse programa.”

    Últimas