IPVA: motoristas poderiam estar pagando menos 15% no Estado do Rio
Mas, infelizmente, não é essa a realidade. Instituído pelo governo federal, o programa Bom Condutor depende de iniciativa dos estados em o adotarem. Onde já funciona como em Minas e Rio Grande do Sul, o desconto é disponibilizado para proprietários de veículos sem multas em sua CNH no período de um a três anos anteriores. Os descontos são progressivos: 15% para quem não teve multas em três anos; 10% para ausência de multas nos dois anos anteriores e 5% para motoristas sem infrações pelo ano anterior ao pagamento do IPVA. Estados como o Amazonas dão até 20% de desconto.
Descontinho só no à vista
Aqui no Estado do Rio fizeram as contas e não querem abrir mão da totalidade do imposto gerado por uma frota de 2,5 milhões de veículos de passeio registrados entre carros, vans e outros veículos de uso particular, dados do Ministério dos Transportes. O Estado do Rio não aderiu ao programa que existe desde 2020. O dono de veículo só tem mesmo os 3% de desconto se pagar em cota única.
Tarifa zero dominical
Taí uma boa pauta para a gestão Hingo Hammes: Teresópolis aplicou o programa Domingão Tarifa Zero e a demanda neste dia aumentou em quase 50%. Façamos as contas: um casal com dois filhos, saindo do Alto Independência, por exemplo, para ir à Praça da Liberdade, gasta R$ 42 ida e volta. É por isso que o pobre no dia de lazer fica ilhado em casa. Transporte não é apenas mobilidade, mas oportunidade social.
Preservação
Um leitor da coluna nos mandou a observação: “a pavimentação de algumas ruas de Petrópolis faz lembrar Paraty e Tiradentes. Parecem pés de moleque mal assentados. Será que a irregularidade objetiva dar falsa impressão aos turistas? Coitados de nós, motoristas, que temos que arcar com despesas frequentes nas oficinas mecânicas”. Também achamos.
Prestadores pedem ajuda
Além de fornecedores do governo que ficaram sem receber, também pedem socorro quem prestou pequenos serviços a unidades escolares em 2024. Segundo eles, as escolas que usam um dinheiro miúdo para despesas como internet e copiadoras, deixaram de pagar há meses. Os repasses vindos da prefeitura estavam sendo usados apenas para quitar salários de estagiários e RPAs.
Disco aranhado
Todas as agruras vividas na gestão Bomtempo são creditadas por ele ou ao governo do Estado – mais precisamente Cláudio Castro – ou a confusão com o ICMS da GE-Celma. Atrasou salário? Culpa da GE-Celma. Não repassou consignado do servidor? Culpa do Castro. Não coletou o lixo? Tá na conta do governador. E assim vai. Se quiser ir bem nas urnas em 2026 Bomtempo vai precisar virar esse disco arranhado.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 240 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Comutran
Falando em 1 ano e 240 dias sem a frota de ônibus completa nas ruas da cidade, o Conselho Municipal de Trânsito foi convocado para a reunião deste mês na segunda-feira, às 19h, na sede da CPTrans. Na pauta apresentação da nova diretoria da CPTrans e as perspectivas de trabalho do Conselho para este ano. Ô, gente! Tá faltando assunto aí! Pode incluir licitação para as linhas da PetroIta e Cascatinha, a tentativa de reajustar a tarifa de ônibus que não está afastada em definitivo, linhas que ainda não voltaram integralmente, horários suprimidos, pontos de ônibus caindo aos pedaços, rodoviários com salários sempre atrasando e por aí vai…
É assim que se faz!
Tá bem sofrida a vida dos vereadores que vem postando apoio a moradores onde estão acontecendo pequenos (graças a Deus) problemas em decorrência das chuvas. Estão tomando bordoadas em suas redes sociais com a galera cobrando serviços. Cada postagem rende uma penca de reivindicações de todos os lados da cidade. Tá bonito de ver!
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br