Iphan terá drone para vistoriar Patrimônio Histórico de Petrópolis
O Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan) está adquirindo um drone para ajudar no mapeamento aéreo do conjunto tombado de Petrópolis. Desde as chuvas de fevereiro, que além das perdas humanas trouxeram destruição em vários pontos do município, o órgão federal vem vistoriando os bens tombados já que muitos também foram atingidos pelas enchentes. Boa parte dos prédios danificados já passaram por reparos.
A ideia, segundo o Iphan, é de que com a ajuda do equipamento possa ser feito um amplo diagnóstico da situação pós tragédia. Segundo informações do órgão, as imagens captadas pelo drone irão complementar a série de vistorias que estão sendo feitas pelos técnicos desde as tragédias.
Em relação aos danos sofridos, o Iphan disse que até o momento, foi constatado que, em sua grande maioria, os imóveis apresentam bom estado de conservação. “Muitos desses monumentos, inclusive, já passaram por limpezas que repararam o impacto da lama”, disse em nota.
O órgão de preservação destacou que a Defesa Civil do município está enviando laudos de vistorias feitas nos prédios históricos que permitirão um mapeamento do quadro geral da cidade. Além disso, explicou, o Iphan está em contato com os proprietários de imóveis tombados para orientá-los sobre a melhor forma de conservar os bens.
Escavações Palácio de Cristal
Entre os patrimônios mais afetados está o Palácio de Cristal, que passava por processo de escavação arqueológica e teve o trabalho interrompido após ficar com os jardins tomados pela lama e água. Agora, o órgão acompanha a conclusão das escavações nos jardins do Palácio de Cristal e também os danos sofridos pela Casa da Princesa Isabel. “As primeiras análises indicam que os elementos podem ser refeitos sem dificuldade”, disse em nota.
“Ressaltamos que o Escritório do Iphan está de portas abertas para o cidadão. Nos colocamos à disposição da população de Petrópolis para enfrentarmos juntos esse momento difícil e prestamos nossa solidariedade aos familiares e amigos das vítimas da tragédia”, disse o órgão.