Iphan aprova projeto para gradeamento do Terminal Rodoviário do Centro
O projeto de gradeamento e pintura externa do Terminal Rodoviário Imperatriz Leopoldina – Terminal Centro – foi autorizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Prefeitura, no entanto, ainda não deu prazo para o início das obras. O governo se limitou a dizer que está adotando medidas para viabilizar a obra.
Leia também: Cidade das Hortênsias fará melhorias no Terminal Itamarati ainda este mês
Leia também: Terminal de ônibus do Centro: sinais de abandono por todos os lados
Enfrentando transtornos por conta da sujeira, infiltrações, invasão de moradores de rua e até o fechamento de banheiros durante o dia por causa do número reduzido de funcionários da Comdep, mais de 40 mil pessoas passam pelo terminal diariamente. A reforma do maior ponto de embarque e desembarque de passageiros no município é esperada há anos pelos usuários.
Em fevereiro, a Prefeitura iniciou a limpeza interna do espaço para receber a reforma. E a meta, segundo o governo, era que as intervenções no espaço fossem concluídas ainda no primeiro semestre, o que não deve acontecer. A última intervenção feita no Terminal aconteceu em 2016. Agora, o projeto proposto pela Prefeitura prevê o gradeamento para fechamento noturno, a recuperação e polimento do piso, revitalização do teto e do mobiliário e a pintura de todo o espaço.
Segundo o Iphan, como o prédio está situado de área de entorno de bem tombado pelo órgão federal, apenas as intervenções externas precisariam de aprovação. Com o gradeamento proposto no projeto, a unidade de Habilitação, Identificação Civil e Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) do Detran que fica dentro do terminal será transferida. O Detran informou que já está procurando um novo local para a instalação, e que em breve anunciará o endereço e data da mudança.