• Iphan abre inscrições para prêmio de valorização do Patrimônio Cultural

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/04/2020 17:22

    Estão abertas as inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco Andrade de valorização a projetos e ações em favor da preservação dos bens culturais do país. A premiação é promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As inscrições podem ser feitas por formulário online até o dia 18 de maio. 

    Esta é a 33ª edição do prêmio. A primeira foi em 1987 e, desde que passou a contemplar ações externas ao Iphan, em 1994, já são 175 vencedores em todo o país. Sendo 15 deles no Rio de Janeiro. 

    Podem se inscrever todos os brasileiros que atuam na gestão, preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural. O edital está disponível no site do Iphan (http://portal.iphan.gov.br/premiorodrigo ) e traz novos segmentos na premiação, visando atender a maior gama de ações de valorização que já acontecem em todo o país. 

    São duas categorias: a primeira, iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material; e a segunda, iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial. Para concorrer à premiação, podem participar pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que tenham desenvolvido ou estejam desenvolvendo ações voltadas para a preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro em qualquer lugar do território nacional e que já tenham resultados verificáveis no ano de 2019. 

    Serão selecionadas 12 ações no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cada premiado receberá o valor de R$ 20 mil. As ações serão pré-selecionadas pelas Comissões Estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada Estado, presidida pelo superintendente. As ações vencedoras na etapa estadual serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 21 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural. O resultado do concurso deverá ser divulgado até o dia 30 de agosto de 2020, no site do Iphan.

    Leia também: Considerado um dos principais setores econômicos de Petrópolis, Turismo já registra demissões em meio à pandemia

     

    Últimas