• Inverno em Petrópolis: saiba como proteger o seu pet do frio e evitar doenças como gripe, bronquite e pneumonia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Gatos e cachorros também estão suscetíveis a doenças como gripe, bronquite e pneumonia

    29/06/2023 11:40
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Com a chegada do inverno a pergunta que mais se ouve é: “O que fazer com meu pet para protegê-lo do frio?” Assim como nós, os cães e gatos sentem frio. É verdade que eles têm uma camada de pelos que nós humanos não temos mas, segundo especialistas, com a domesticação muitas raças perderam essa camada densa de pelos e não conseguem mais se proteger de baixas temperaturas, ficando suscetíveis ao frio e as doenças correlacionadas, como gripe, bronquite e pneumonia.

    A boa notícia é que é possível protegê-los. Julianna Azevedo, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Estácio e Thaylla Henrichs, graduanda em Medicina Veterinária e presidente da Liga Acadêmica Veterinária de Pequenos Animais da Estácio, dão algumas dicas para evitar que eles sintam frio e adoeçam.

    Segundo elas, o uso de roupinhas para os pets mais friorentos é muito bem aceito, contanto que sejam confortáveis e não restrinjam os movimentos do animal.
    “Caso ele não goste de roupa ou não seja adaptado coloque cobertores nos locais que ele dorme e garanta que a casinha esteja em local protegido do vento. Se a casinha dele ficar do lado de fora, sugerimos que crie uma barreira usando madeira ou papelão para quebrar esse vento. Verificando sempre se está seguro e se ele consegue entrar e sair da casinha”, orienta Thaylla.

    “Evite dar banhos nos dias mais frios. Se for necessário o banho, dê em dias de sol, nos horários mais quentes, por volta de 12 horas e, se possível, seque-o. Além disso, os banhos de sol são muito importantes. Por isso, leve seu pet para um passeio ou deixe-o dormir ao sol nesses dias”, acrescenta Julianna.

    As especialistas dizem ainda que uma alimentação balanceada também é essencial para que o pet se aqueça no frio. Então garanta sempre uma alimentação de qualidade. Além disso, oferecer água fresca e limpa é fundamental.

    “Outro fator relevante é a vacinação. Estudos mostram que no inverno a incidência de doenças respiratórias aumenta muito. Portanto, procure um médico veterinário de confiança e converse sobre a vacinação”, observa a presidente da LAVePA Estácio Petrópolis.

    “Por fim, assim como nossa boca costuma rachar no inverno, as patinhas e o nariz do seu pet também podem. Neste caso, use cremes hidratantes e protetores de pele específicos para uso em animais. Lembre-se que cada animalzinho de estimação é único e pode ter suas necessidades específicas, por isso, o acompanhamento com um médico veterinário é imprescindível”, conclui Julianna.

    Últimas