• Inverno: animais também precisam de cuidados especiais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/07/2017 14:05

    Que as baixas temperaturas mexem com a saúde das pessoas todo mundo sabe, mas será que os animais também sofrem com o frio? Se engana quem pensa que por causa dos pelos, os bichinhos sentem menos frio do que nós. Mesmo as raças que possuem mais pelos, sofrem com as baixas temperaturas. Ainda mais com o clima que tem sido registrado na cidade nos últimos dias. A oscilação na temperatura afeta diretamente a saúde do animal. Para manter seu bichinho saudável nessa época, é importante mantê-lo sempre aquecido e protegido do frio. 

    É comum que animais domésticos passem o dia do lado de fora de casa, no quintal, ou pela vizinhança passeando. Principalmente quando já estão castrados. Mas toda essa exposição pode trazer malefícios para sua saúde. Quando o cão ou gato sai de casa pela manhã, está uma temperatura, quando ele volta para casa no final da tarde, já está outra. Toda essa mudança, pode afetar sua saúde. 

    Quando chega a noite fica pior, porque muitos cães costumam dormir em casinhas no quintal. E a casinha, mesmo que acolchoada com cobertores, não protegem do vento. A exposição as mudanças climáticas torna propício o aparecimento de doenças como: traqueobronquite, também conhecida como tosse dos canis, rinotraqueite, calicivirose felina e até pneumonia. 

    Além dos cuidados em casa, para proteger o animal, é fundamental manter as vacinas em dia. A médica veterinária Rosana Portugal explica que é importante vacinar cães e gatos contra essas doenças, porque os animais infectados podem facilmente transmitir para animais próximos. Sintomas como: tosse, secreção nasal, espirros e redução de apetite são alguns dos sintomas dessas doenças respiratórias. 

    Donos de cães e gatos devem ficar atentos aos sintomas, e qualquer sinal estranho devem ser encaminhados para um profissional. Rosana alerta sobre a importância de fazer um diagnóstico correto. “Qualquer sinal estranho que o animal apresente, deve ser levado ao veterinário. As vezes as pessoas vão até as lojas de animais e pedem orientação sobre remédio e tratamento. Mas nem sempre as pessoas que trabalham nas lojas são capacitadas para dar esse tipo de orientação. O ideal é levar direto a um profissional, que é capacitado para cuidar do animal. A pessoa gasta dinheiro e muitas vezes não resolve”, afirmou a médica veterinária.


    Como proteger seu animal no inverno:

    Tosa: evite tosas muito baixas. O pelo ajuda a proteger do frio

    Roupas: são bem vindas, mas cuidado com o tipo de tecido para não embolar o pelo do bichinho

    Vacinas: mantenha as vacinas em dia, até nas outras estações

    Banho: diminua a frequência dos banhos no inverno, a água sempre morna, e evite molhar o animal nos dias mais frios 

    Passeio: evite os horários mais frios. Se do lado de fora está muito frio para você, para o seu bichinho também está

    Casinha: manter o local onde o animal dorme sempre seco e protegido do vento


    Últimas