• “Intimidade Indecente” chega aos palcos do Teatro Imperial em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Um dos maiores sucessos do teatro brasileiro da atualidade chega a Petrópolis. “Intimidade Indecente”, em cartaz no Teatro Imperial, apresenta a cativante história de Mariano (interpretado por Marcos Caruso) e Roberta (interpretada por Eliane Giardini), um casal de 60 anos que se separa, mas continua se reencontrando ao longo da vida, descobrindo no outro o seu maior cúmplice. O espetáculo terá apresentações nos dias 02 e 03 de março, com sessões no sábado às 18h e às 20h e domingo às 19h.

    A peça, dirigida por Guilherme Leme Garcia e escrita por Leilah Assumpção, explora a universalidade de temáticas como desejo, sexo e implicância mútua de forma bem-humorada. “A autora trata desses temas com muito humor, principalmente. As brigas são bem-humoradas, a relação do sexo dos 60 até os 90 anos de idade, isso faz com que a plateia e todos os temas abordados riam muito durante uma hora e quinze. É um espetáculo onde você se diverte muito. Os mais velhos ficam imaginando o caminho por onde eles ainda passarão, então é tudo muito divertido. Mas existe também um grau de emoção muito forte nessa relação. Apesar dessa “brincadeira” entre eles o tempo todo, existe um profundo sentimento de amor. Aí é o momento em que o espetáculo emociona e, ao final, não há quem não saia da peça com a necessidade de uma reflexão sobre o que viu”, conta Marcos Caruso.

    Foto: Ricardo Brajterman

    A peça sugere que, mesmo após a separação, Mariano e Roberta encontram-se muitas vezes ao longo da vida. Questionada sobre como explora essa dinâmica de idas e vindas em cena, e como isso contribui para o desenvolvimento dos personagens, além dos desafios de retratar uma jornada tão longa em um espetáculo teatral, Eliane Giardini explica que esse é um dos grandes encantos em cena. “Quando a gente envelhece sem o uso de nenhum artifício, sem sair de cena, apenas com um trabalho de corpo, voz e energia, acho que esse é um dos grandes encantos do espetáculo. O fato de a gente ter a vida inteira de uma pessoa em quatro movimentos – aos 60, 70, 80 e 90 anos – e essa vida que se passa em uma hora e quinze…”

    Sobre a universalidade da temática, Eliane Giardini ressalta a influência significativa das transformações sociais, especialmente no papel da mulher na sociedade. A atriz observa que a possibilidade de separação em idades mais maduras tornou-se mais viável com o avanço do feminismo e a independência econômica das mulheres. “Essa temática é meio recente. A partir do momento em que as mulheres começaram a trabalhar, a ter uma independência econômica, começou a ficar viável ter uma separação aos 50, 60 anos… Na geração da minha mãe, por exemplo, ela não teria para onde ir com os filhos. Sempre trabalhou muito em casa, mas nunca teve uma profissão. Acho que a partir desse advento do feminismo, as mulheres começaram a pensar na possibilidade de “se não sou feliz, vou me separar.” Então, essas separações na idade madura só ficaram possíveis por isso.”

    Já Caruso enfatiza a mudança de mentalidade em relação à separação, destacando a aceitação mais comum nos dias de hoje, especialmente quando há filhos envolvidos. “Claro que muitos se separam litigiosamente, mas existe muito mais uma aceitação pela separação; de que se algo não está bom, vamos cada um para o seu lado, vamos tentar uma vida melhor. Se há filhos, hoje em dia, há um consenso maior para que se possa viver em paz e, consequentemente, proporcionar paz aos filhos também. Assim, a maneira de os casais continuarem se procurando, se vendo e sendo amigos é muito mais fácil do que há 30 ou 40 anos”, explica.

    Ao trazer essa obra para o público petropolitano, Eliane e Marcos esperam proporcionar momentos de diversão. “O público petropolitano, como um público culturalmente importante dentro do estado do Rio, obviamente vai ter momentos de muita diversão, emoção e reflexão. O espetáculo já passou por alguns lugares antes de chegar ao Rio, como Portugal e São Paulo. Na realidade, Petrópolis está sendo umas primeiras cidades do estado, porque estamos começando uma temporada por esse país”, explica Caruso.

    Mais informações:

    Intimidade Indecente

    Com Eliane Giardini e Marcos Caruso

    De Leilah Assumpção

    Direção de Guilherme Leme Garcia

    Duração: 80 minutos

    Classificação: 12 anos.

    Quando: 02 e 03 de março, com sessões no sábado às 18h e às 20h e domingo às 19h;

    Onde: Teatro Imperial (Rua Marechal Deodoro, 192 – Centro);

    Ingressos: R$45 a R$140, disponíveis para compra na bilheteria do Teatro ou on-line, através do site Ingresso Digital.

    Sintonize na Tribuna FM, a Rádio Oficial do Teatro Imperial.

    Últimas