“Interesse norte-americano aprovar o pacote deles de apoio à Ucrânia”, diz Ursula von der Leyen
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou há pouco que é do interesse dos Estados Unidos aprovar um novo pacote de apoio à Ucrânia em meio à invasão russa.
“Eu acho que é de vasto interesse norte-americano aprovar o pacote deles de apoio à Ucrânia, porque não se trata apenas da guerra russa e invasão à Ucrânia, ou da intenção de Putin de desestabilizar democracias. Todas as outras autocracias adversárias que temos estão olhando muito de perto”, disse durante painel Conferência de Munique, que está em andamento desde ontem na Alemanha.
Para ela, o apoio aos ucranianos é uma questão de demonstrar se as democracias prevalecerão e defenderão seus valores e, neste ponto, disse que sua resposta tem que ser que sim.
Na última terça-feira, 13, o Senado dos EUA aprovou um pacote de ajuda de US$ 95,3 bilhões para Ucrânia, Taiwan e Israel. O projeto, porém, segue para Câmara, de maioria republicana, na qual deve ter uma tramitação mais lenta, segundo o presidente Mike Johnson.
“A Câmara liderada pelos republicanos não será pressionada ou forçada a aprovar um projeto de lei de ajuda externa”, disse na quarta-feira.