• Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) promoverá homenagem ao 135º aniversário da Abolição da Escravatura no Brasil no próximo domingo (14)

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/05/2023 15:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Instituto Histórico de Petrópolis promoverá no próximo domingo (14), às 11h30, uma homenagem alusiva ao 135º aniversário da Abolição da Escravatura no Brasil, assinada pela Princesa Regente Dona Isabel, em 13 de maio de 1888. Na ocasião, será celebrada uma Missa Solene pelo Pároco da Catedral São Pedro de Alcântara, Padre Adenilson Ferreira, na presença de representantes da Família Imperial, além de membros do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP) e comunidade petropolitana.

    Assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel (Pintura: Victor Meirelles)

    Nas palavras de Fernando Costa, membro do IHP, a Princesa Isabel deixou relevantes marcas à história e memória do país conhecidas e reconhecidas pelo povo. “Profunda e fervorosa devota de Nossa Senhora, assídua à Sagrada Eucaristia, foi uma das que mais contribuiu à construção desta catedral. Ela ofereceu o manto que adorna Nossa Senhora das Dores deste Templo.”

    Após a missa, haverá uma cerimônia no Mausoléu Imperial com algumas palavras da presidente do Instituto Histórico, Ana Cristina Francisco, do Pe Adenilson e de um representante da Família Imperial, seguidas pela deposição de flores no túmulo da Princesa Isabel. Na ocasião, a Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul de Leoni, representada pela acadêmica Shirley Vilhena, declamará uma poesia intitulada “Isabel, humana”.

    Isabel, o Conde d’Eu e o escritor Machado de Assis na Missa Campal da Abolição da Escravatura, em 17 de maio de 1888 (Foto: Antonio Luiz Ferreira, Coleção de Dom João de Orleans e Bragança/IMS)


    Últimas