• Instituto Embelleze encerra cursos sem dar explicações aos alunos

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  • 20/04/2018 09:51

    A unidade do Instituto Embelleze que funciona na Rua do Imperador, no Shopping Copacabana, no Centro, anunciou nesta semana que está fechando as portas. A notícia pegou todos de surpresa, e gerou grande revolta entre os alunos dos seis cursos que são oferecidos na unidade. Segundo os alunos, a empresa não está cumprindo com as cláusulas do contrato de prestação de serviço e não foi transparente nas informações sobre o motivo do fechamento. 

    “Na semana passada estava tudo normal. Nesta, quando fomos para a aula, informaram que o curso está falido e vai fechar. Aí, quando questionamos sobre o valor que já pagamos, disseram para a gente procurar nossos direitos na Justiça, que não têm dinheiro para pagar”, disse, indignada, a aluna do curso de maquiagem profissional, Larissa Farias. 

    Segundo os alunos, a maioria das turmas está na metade do programa. Muitas pessoas já tinham pago o valor das mensalidades à vista, outras no cartão de crédito ou boleto. “No contrato tem uma cláusula que diz que se a empresa rescindir o contrato deve devolver ao aluno 100% do valor pago. E agora querem que nós arquemos com o ônus do fechamento da empresa. Estão agindo com má-fé com os alunos. Na semana passada havia alunos novos fazendo matrícula e pagando as mensalidades. Eles receberam os valores e não falaram nada”, contou a aluna do curso de cabeleireiro profissional Marilyn Cachaci.

    Na noite de quarta feira, alunos se reuniram na instituição para contestar o fechamento e devolução de valores. Sem negociação, muitos já procuraram, inclusive, a polícia para registrar ocorrência por estelionato. “Além do valor das mensalidades os alunos investiram na compra de materiais durante o curso. Na quarta feira elas foram à delegacia, mas não conseguiram registrar a ocorrência e voltaram ontem para fazer. É clara a má-fé da empresa em prestar as informações para os alunos, até mesmo para seguirem a indicação deles, de acionar a Justiça para receber os direitos”, disse a advogada de alguns dos alunos, Thais Marins.

    As alunas contaram que a empresa ofereceu a opção de transferência para outra unidade, mas a mais próxima fica em Duque de Caxias. “Não tenho como ir para outro instituto, tenho três filhos, sendo que dois são pequenos, como vou ficar indo pra outra cidade toda semana? Eu fiz um investimento no curso, porque quero me profissionalizar. Agora sem conseguir ir pra outra unidade, para retomar o curso, vou ter que começar o zero. Perdemos tudo”, lamentou a aluna Eduarda Barbosa.

     A franquia está instalada na cidade desde 2006. Oferecendo os cursos de cabeleireiro, maquiador, barbeiro, depilador, manicure e pedicure e design de sobrancelha. O Embelleze é a maior rede de franquias da América Latina voltada para formação profissional em beleza. São ao todo 330 franquias no país.

     O Instituto informouque está acompanhando de perto o caso da unidade franqueada de Petrópolis e exigirá da mesma o cumprimento integral de todas as suas responsabilidades. Para isso, está fornecendo desde o início, todo suporte técnico à franqueada e prestará todas as informações que lhe forem solicitadas.



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