• Instituto Caminho da Roça comemora dois anos com edição online de Festival AgroSerra da Roça no Prato

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/07/2021 16:12
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Instituto Caminho da Roça (ICR), comemora dois anos de atividades neste mês e realizará, de forma online, o Festival AgroSerra da Roça no Prato. O evento que está em sua sétima edição, será no dia 24 de julho, com a participação especial do ator e cozinheiro amador Luis Lobianco e o Chef Daniel Lázaro, no já tradicional programa do evento AgroChef. A live VIVA A ROÇA será transmitida ao vivo no Instagram do Instituto entre as 13h30 e 14h30. Em 2020, o evento também foi realizado com uma live.

    As atividades do Caminho da Roça, com sede em Secretário, Pedro do Rio não foram totalmente paralisadas pela pandemia da covid-19. A instituição sem fins lucrativos comemora dois anos de atividades com uma agenda de muito trabalho mas com todos os cuidados de saúde que exige o momento que vivemos. Como o lançamento recente do Projeto Secretário Pedal Real que envolve adolescentes com aulas de mecânica de bicicletas e de condutor de trilhas é considerado um marco de pioneirismo. O objetivo é capacitar jovens e adolescentes locais para, principalmente nos finais de semana, atender dezenas de ciclistas que circulam pela Vila. O Movimento Secretário Sustentável é outro exemplo com ações de educação ambiental, ordenamento urbano, reflorestamento e saneamento.

    O Instituto atendeu 43 anos nas aulas de violão nestes dois anos de projeto. (Foto: Alaor Filho)

    Na sua história de apenas dois anos, sendo mais do que a metade deles, vivendo a pior crise de saúde sanitária que o mundo já viveu, o ICR promoveu ações sociais de arrecadação de cestas básicas, doações de agasalhos e brinquedos. Nas atividades culturais, foram atendidos 43 alunos nas aulas de violão, 23 nas aulas de canto e de teclado, 15 nas aulas de inclusão digital. Sem contar a biblioteca pública que emprestou cerca de 800 livros e doou mais de mil. Na área do empreendedorismo feminino, foi criado um coletivo de 25 mulheres e 18 delas foram capacitadas em aulas de costura de bolsas em uma parceria com o SENAI além das aulas de culinária.

    O ICR é formado por um grupo de associados e o Café da Roça que funciona em sua sede é uma outra forma de arrecadação para ajudar nos investimentos dos projetos. O Café funciona de sexta a domingo e com muito charme e oferece café coado na hora, bolo de aipim doce, bolo de aipim salgado e opções vegetarianas e sem glúten deliciosas como o cookie que já conquistou muitos fãs. Quem prova o cafezinho contribui para um movimento de transformação social

    Últimas