![](https://arquivos.tribunadepetropolis.com.br/media/2021/12/01141442/WhatsApp-Image-2021-12-01-at-13.56.521.jpeg)
Instalação de estacionamento rotativo em área de ciclofaixa na Barão do Rio Branco preocupa usuários
Ciclistas foram surpreendidos com a instalação de placas de estacionamento rotativo na Barão do Rio Branco, onde passa a ciclofaixa. O estacionamento de carros sobre a pista é considerado uma infração grave segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que inclusive, com a recente revisão, restringiu ainda mais o uso do espaço destinado aos ciclistas por outros veículos. A Prefeitura de Petrópolis não se posicionou sobre o assunto até o fechamento desta matéria.
![](https://arquivos.tribunadepetropolis.com.br/media/2021/12/01135854/image-1.png)
Um vídeo feito por um ciclista flagrando a instalação das placas autorizando o estacionamento rotativo ao longo da ciclofaixa circulou nas redes sociais e a medida foi alvo de muitas reclamações. “Se já era perigoso circular na faixa imagina agora”, apontou Ricardo Luiz da Silva Macedo, o Cadynho. “Eu como profissional do esporte já evito passar por ali pois a pista é muito usada por corredores. Já acho errado a pista ser ali por ser muito estreia, a situação agora se agravou”, acrescentou. “Nos últimos anos vem aumento o uso das bicicletas, deveria era haver mais incentivo”, completou.
A Lei 14071/20, que alterou CTB em abril deste ano, modificou o artigo 182 para acrescentar pena de multa também para quem parar o veículo em ciclovias e ciclofaixas. Até então, o Código punia apenas quem transitava ou estacionava em ciclovias ou ciclofaixas é punido. A infração é considerada grave, com multa de R$ 195,23.