Instagram é a rede social preferida dos empreendedores
WhatsApp é o canal preferido de vendas no estado do Rio de Janeiro
Cada vez mais, os empreendedores no Estado do Rio de Janeiro utilizam redes sociais para seus negócios. Das redes sociais disponíveis, o Instagram lidera como o preferido de quem empreende. Noventa e cinco por cento dos pequenos negócios contam com perfil nessa rede. O Facebook é o segundo colocado com 61%, seguido por site próprio com 28%, LinkedIn com 14%, YouTube com 9% e Twitter com 6%. É o que aponta o levantamento do Sebrae.
“Houve uma verdadeira mudança de postura tanto do empreendedor quanto do potencial cliente. A internet e a conectividade ajudaram muito com um posicionamento rápido de mercado e de novas conquistas comportamentais. Percebemos que os empreendedores que se adaptaram às novas diretrizes, conseguiram se posicionar de forma favorável e enxergaram os desafios como oportunidades”, conta a gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio, Raquel Abrantes.
Já 70% dos pequenos negócios do Estado do Rio usam o WhatsApp para vendas nos canais digitais, seguido por redes sociais no geral com 40%, site próprio com 15% e marketplace com 13%.
“Após investir em inovação, 45% utilizam software de gestão e 51% personalizam produtos e serviços, pois entendem a importância do planejamento para os seus negócios. Também não podemos esquecer do queridinho do momento, o TikTok Business, que vem avançando e surpreendendo com a modalidade, com um posicionamento cheio de informações e possibilidade de negócios”, complementa Raquel.