INSS retoma a obrigatoriedade da prova de vida em junho
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma, a partir de junho, a rotina de bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de prova de vida para os residentes no Brasil. No estado do Rio, cerca de 931 mil segurados estão com a prova de vida pendente e ainda precisam realizar a prova de vida neste ano, segundo o cronograma.
Mais de 1,1 milhão de pessoas já realizaram a comprovação neste ano, e 930 mil já haviam realizado em 2020, de acordo com dados do Sistema Único de Informações de Benefícios.
No Brasil, 10,5 milhões de segurados já realizaram a prova de vida este ano e 13,4 milhões em 2020. Cerca de 11 milhões estão pendentes de comprovação junto ao sistema, totalizando, assim, mais de 35,8 milhões de beneficiários que precisam realizar a comprovação de vida todos os anos no país.
O procedimento faz parte da rotina de manutenção de benefícios e quando não é realizado resulta na suspensão e/ou bloqueio de pagamentos de aposentadorias e pensões. De acordo com a Portaria 1.299, a rotina seguirá o cronograma divulgado na página do INSS.
O INSS destaca que a prova realizada junto às instituições financeiras continuam válidas e devem ser realizadas normalmente.
Biometria facial
Ampliada no último mês de fevereiro para cerca de 5,3 milhões de segurados, a prova de vida por biometria facial está disponível no aplicativo Meu INSS e Meu gov.br.
Para mais informações, os interessados podem consultar o site gov.br/inss ou o canal do INSS no Youtube.