Inspirado na abelha, empresa de Petrópolis exporta solução para agilizar processos e negócios
Inovar no mercado para oferecer soluções para as empresas impactadas pela aceleração digital é o ideal no mercado crescente da tecnologia no Brasil. Em Petrópolis, uma das que compõem o Serratec tem se destacado com crescimento sustentável inspirado no funcionamento de uma colmeia de abelhas. Trata-se da ‘Best to Bee’ que, em três anos de existência, ganha projeção nacional oferecendo uma arquitetura de integração de processos e digitalização na gestão interna e dos negócios.
Com a pandemia da Covid-19, o mundo assistiu a uma transformação digital como nunca houve na história e mudou para sempre o panorama administrativo de empresas, nos mais diferentes setores da economia. Para integrar tudo que ocorre dentro de uma companhia – dados, processos, financeiro e tudo mais -, é necessário recorrer a ajuda da tecnologia para alinhar diferentes setores para que se descubra a melhor solução não apenas para os problemas, mas oferecer respostas assertivas. Com uma equipe especializada, diversas ferramentas tecnológicas de última geração são usadas para ajudar na tomada de decisão das corporações.
Cerca de 87,5% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital neste ano. O número – que está acima da média mundial, que é de 80% – faz parte do Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), terceira edição do estudo bianual realizado pela Vanson Bourne, e patrocinado pela Dell Technologies em parceria com a Intel. Esses números podem subir à medida que as corporações adotam a digitalização de seus processos e sua integração tecnológica com o intuito de melhorar seus resultados.
Tendo o cliente no centro do propósito, a Best to Bee viu ali um nicho de mercado importante para acelerar o desenvolvimento empresarial. “O cliente no centro é o DNA da empresa. Sabemos a dor dele porque toda a equipe já passou por vários processos em empresas anteriores. Procuramos não apenas atender as demandas das empresas, mas procuramos também criar um ambiente de parceria e confiança quando implementamos o nosso trabalho”, explicou Gustavo Canto, responsável pelas parcerias e excelência da empresa petropolitana.
Com 79 funcionários, a Best to Bee tornou-se em pouco tempo uma referência no trabalho com uma arquitetura de gestão e serviços cuja clientela são algumas das maiores corporações do país. Por questão de sigilo, seus nomes não foram revelados. Além disso, o modelo administrativo adotado se assemelha muito às abelhas. A inspiração veio de um dos sócio-fundadores da empresa, Wander Bringhent, que já trabalhou como apicultor e conhece bem como funciona a vida dos insetos tão importantes para o meio ambiente. Segundo ele, a valorização do trabalho do time começa a partir de sua preparação para atuar nos trabalhos de consultoria ou terceirização proposta pelos clientes.
“Trabalhamos em um ritmo de swarm (enxame, em inglês), em que começamos a integração na própria empresa para que possamos dar todo o suporte de integração de dados e dos processos aos clientes. Cada colaborador da Best to Bee sabe como lidar com as demandas porque nos preocupamos em dar o treinamento a todos, já que muitas vezes o indivíduo sai da faculdade sem a experiência necessária exigida pelo mercado. O trabalho de engenharia de solução para as empresas é sem parar”, destacou Wander.
A Best to Bee prevê que a empresa deve seguir subindo à medida que os clientes reforcem a necessidade de expansão de sua digitalização. E isso vai ao encontro com as perspectivas para o mercado brasileiro de TIC em 2022, que são bastante positivas com previsões de crescimento importantes na tecnologia da informação (TI). Para tanto, trabalham com a possibilidade de fazer mais contratações para os próximos anos. “Segmentos da economia como varejo digital, e-commerce, saúde, financeiras e seguradoras estão cada vez mais conectados e precisam muitas vezes do auxílio em vários de seus processos. A Best to Bee acredita que teremos muito trabalho para os próximos anos. O mercado está aquecido e continuaremos mantendo o ritmo para melhor atender a clientela”, finalizou um dos sócio-fundadores.