• Inscrições para recenseador do IBGE terminam nesta sexta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/03/2021 11:08
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Termina nesta sexta-feira (19), o prazo para inscrições para recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para atuarem no Censo Demográfico 2021. Em Petrópolis serão 282 vagas para o cargo, que exige ensino fundamental completo. As inscrições podem ser feitas no site do Cebraspe, empresa organizadora do processo seletivo.

    A taxa de inscrição é de R$ 25,77 e poderá ser paga pela internet ou fisicamente em qualquer banco ou casa lotérica. As vagas são temporárias e o contrato terá duração prevista de três meses para a função de recenseador, podendo ser renovado.
    O Censo Demográfico deveria ter sido realizado no ano passado, mas devido à pandemia da covid-19 foi suspenso. A estimativa é que comece em agosto deste ano e seja concluído até outubro. O IBGE estima que cerca de 213 milhões de pessoas em mais de 71 milhões de endereços em todo o país sejam visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios.

    A pesquisa tem como objetivo identificar as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.
    Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.

    Últimas