• Inscrições para qualificação profissional na Comac abrem nesta quarta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/01/2020 16:15

    A Comac de Petrópolis abre nesta quarta-feira (22) as inscrições para o Projeto Juventude (antigo Curso de Patrulheiros) que prepara os estudantes para atuar como Jovens Aprendizes em diferentes segmentos empresariais, como Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Limpeza, Transportes (cobrador de ônibus, auxiliar de motorista e despachante, por exemplo), Auxiliar de Frentista de Posto de Gasolina e Auxiliar de Produção.

    Podem se inscrever adolescentes e jovens com idade entre 15 anos e meio e 18 anos, que estejam cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental (inclusive na modalidade EJA e no semi-presencial CEJA), no período noturno, em escola pública. A novidade é que jovens com idade entre 18 e 22 anos que estejam com defasagem idade-série, cursando a partir do sexto ano do ensino fundamental, também poderão participar do projeto. 

    Leia também: Emprego novo em 2020? É hora de avaliar o presente e o futuro

    O principal objetivo do projeto é o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários como forma de redução da vulnerabilidade social pela qual o usuário passa, através da qualificação profissional, com a possibilidade de inseri-lo no mercado de trabalho como jovem aprendiz.

    As atividades têm duração de cinco meses e as aulas começam em fevereiro. O conteúdo programático contempla atividades de português, matemática, informática, cidadania, legislação trabalhista, noções de técnicas administrativas, contábil e bancárias, além realizarem estágio prático na própria COMAC, que é organizada como um Escritório Modelo. Dentro da grade de atividades, é desenvolvido o projeto Espaço Cidadão, do Instituto da Criança, que é um projeto de assistência social e educacional, com palestras sobre Cidadania, Eu e a Comunidade, Empreendedorismo, Família e Convivência, Economia Doméstica, Meio Ambiente, Saúde e Bem-Estar e Planejamento Familiar e Sexualidade. 

    Leia também: Área da tecnologia domina entre as profissões em alta

    Após a conclusão do curso e até mesmo no decorrer do mesmo, os jovens podem ser encaminhados para contratação pelo Programa Jovem Aprendiz, através do qual o adolescente/jovem já é contratado como funcionário da empresa. O empresário que contrata é beneficiado com redução na alíquota de FGTS.

    As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de janeiro, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da COMAC, que fica na Rua Dr. Sá Earp, 88 – Parte A – Morin – ao lado da Águas do Imperador. Os interessados precisam estar estudando em escola pública (Ensino Médio ou Fundamental) e devem levar originais e xerox da certidão de nascimento ou documento de identidade, declaração de escolaridade e comprovante de residência. As vagas são limitadas, por isso, é importante que as inscrições sejam feitas o quanto antes. Mais informações pelo telefone (24) 4104-1062.

    Leia também: Ceter oferece 29 vagas de emprego e estágio esta semana

    Últimas