• Inscrições para Programa Gratuito de Residência em TIC Software do Serratec seguem até o dia 3 de junho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/jun 08:34
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Estão abertas as inscrições para mais um ciclo do Programa de Residência em TIC do Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio. São 130 vagas que se destinam a moradores das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. O programa é gratuito, as inscrições vão até 3 de junho e devem ser feitas através do site do Serratec. Os candidatos não precisam de conhecimento prévio em tecnologia, mas é preciso ter o ensino médio concluído e idade mínima de 18 anos até dezembro de 2024.

    Pessoas com diversidades funcionais (com deficiência e/ou neuro diversas), pessoas pretas, mulheres e quem estudou em escola pública terão prioridade. As aulas começam em agosto e vão até dezembro, num total de 770 horas de imersão no universo da tecnologia.

    Os alunos selecionados vão compor a nona turma qualificada pelo Serratec e as vagas para o programa são concorridas.

    Em cinco anos de Programa, já foram mais de mil pessoas qualificadas, com o índice de contratação imediata superando os 50%.

    Cicilia Paraquett, coordenadora da Residência em TIC Software, destaca a emoção em coordenar o projeto e ver a transformação de pessoas e empresas da Região Serrana do Rio.

    “É gratificante! Difícil achar outra palavra para descrever o privilégio de poder coordenar o Programa, que transforma vidas, mas não apenas dos residentes, mas das famílias. A integração entre a iniciativa privada, poder público, instituições de ensino e pesquisa é fundamental, mas o diferencial está em não focar apenas no conhecimento técnico, mas também garantir o desenvolvimento das soft skills, ter as pessoas no centro do processo de aprendizagem e manter um olhar para a Comunidade Serratec”, ressalta. 

    O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia.

    O residente também participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

    Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.

    Últimas