• Inscrições para o Programa de Residência em TIC do Serratec terminam nesta segunda

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/06/2023 11:11
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    As inscrições para o Programa de Residência em TIC do Serratec terminam nesta segunda-feira (05). Para se inscrever, o interessado deve ter o ensino médio completo, idade mínima de 18 anos até dezembro de 2023 – o programa não exige idade máxima – e ser morador de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Dentro das ações afirmativas praticadas pelo Serratec, o programa prioriza quem estudou em escola pública, pessoas com deficiência, pessoas negras e mulheres.

    As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site: http://serratec.org/residencia onde o candidato tem que preencher os dados exigidos e ficar atento aos e-mails que recebe. Lá estarão avisos importantes como os prazos para o preenchimento da trilha de qualificação.

    Ao ser aprovado o residente participará de aulas online e ao vivo, que vão de agosto a dezembro de 2023, num total de 770 horas de imersão no universo da tecnologia.
    Foto: Divulgação

    Na última semana, o Google divulgou uma pesquisa com resultados muito animadores para quem quer ingressar no mercado de tecnologia da informação. De acordo com o relatório produzido em conjunto com a Abstartups (Associação Brasileira de Startups) a demanda sobre novos talentos no setor, entre 2021 e 2025, será de 800 mil profissionais, só no Brasil. Por outro lado, há uma escassez de mão de obra qualificada para ocupar esses postos de trabalho, reforçando as últimas pesquisas sobre o setor publicadas anteriormente.

    O programa acontece em parceria com a Firjan SENAI, Sinditec, universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região. O curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile). O residente participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

    Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.

    O programa apresenta dados econômicos positivos para a região, já que gerou mais de R$ 15 milhões em moeda circulante proveniente do pagamento de salários às pessoas que já se formaram e foram contratadas.

    Últimas