• Inscrições para o Enem 2024 começam nesta segunda

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/maio 09:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Começa nesta segunda-feira (27) o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2024. O período se encerra no dia 7 de julho. Os interessados em participar devem se candidatar pela Página do Participante, usando o número do CPF e a senha do portal do Gov.br

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o período para pagamento da taxa de R$ 85 também inicia nessa data, e encerra em 12 de junho. É possível pagar via boleto (gerado na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.

    O exame permite a isenção desse valor, porém, o período para solicitação já foi finalizado. O resultado dos pedidos de gratuidade foi divulgado em 13 de maio. É importante frisar que os beneficiados com o direito devem ainda se inscrever para garantir a participação no certame.

    Treineiro

    Podem participar do Enem na condição de treineiros os estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou os interessados em fazer o exame que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio. O candidato, no entanto, deve estar ciente de que sua participação servirá somente para autoavaliação de conhecimentos.

    Os resultados individuais do treineiro não poderão ser usados para acesso ao ensino superior. Os resultados das provas deste grupo serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.

    Datas de aplicação

    As provas do Enem são aplicadas em dois domingos seguidos. Neste ano, elas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro.

    O exame é a principal porta de entrada no ensino superior do País, sendo usado por universidades públicas e privadas, além de ser um requisito para programa governamentais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    Últimas