• Inscrições abertas para mestrado na UCP

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/05/2016 10:24

    A UCP (Universidade Católica de Petrópolis) está com as inscrições abertas para os processos seletivos de mestrado em Direito, Educação, Engenharia e Psicologia. Os interessados devem ficar atentos aos prazos: para os mestrados em Direito e Educação as inscrições podem ser efetuadas até o dia 20 de junho. Para o mestrado em Engenharia o prazo estende-se até o dia 22 de julho e para o mestrado em Psicologia até 30 de julho. Inscrições e informações detalhadas sobre corpo docente e estrutura curricular, entre outras, em www.ucp.br.

    “Objetivando a formação de profissionais de alto nível e, principalmente, o constante aprimoramento da qualidade do ensino superior, a UCP desenvolve sua reconhecida vocação acadêmica na formação de profissionais de excelência no ensino e na pesquisa”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Salles.

    Com foco nas discussões e em temas pertinentes aos Direitos Humanos, o mestrado em Direito da UCP, aprovado em 2011 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), explora os fundamentos, processos e efetivação da Justiça com pesquisas capazes de construir um meio justo para a concretização de direitos no cenário contemporâneo. A especialização inclui o viés da justiça na abordagem aos direitos internacional, constitucional e infraconstitucional.

    Por sua vez, o mestrado em Educação, aprovado pela CAPES em 2001, caracteriza-se pela pluralidade, flexibilidade e interdisciplinaridade, além de corpo docente que abrange diferentes enfoques analíticos e perspectivas teórico-metodológicas. Possui como linhas de pesquisa as “Políticas e Instituições Educacionais e seus Atores” e as “Instituições Educacionais e suas Práticas Pedagógicas”. A proposta curricular foi formulada tendo em vista a necessidade de adequar o curso às pesquisas desenvolvidas, às características do alunado, à composição atual do corpo docente e às recomendações da CAPES.

    O mestrado em Engenharia possui área de concentração em Sistemas de Engenharia, com duas linhas de pesquisa: “Modelagem Computacional” e “Projeto, Planejamento e Controle de Sistemas de Engenharia”. Possui como objetivo qualificar profissionais para o mercado de trabalho, permitindo a proposição de soluções inovadoras e transformadoras do conhecimento em tecnologia de ponta. O mestre formado pelo curso estará apto a exercer práticas profissionais avançadas em sistemas de engenharia; transferir conhecimento para a sociedade e atender demandas específicas dos arranjos produtivos locais, com vistas no desenvolvimento local, regional ou nacional e articular soluções inovadoras com empresas públicas ou privadas por meio de transferência de conhecimento em tecnologia aplicada aos processos apropriados, contribuindo assim para o aumento da produtividade. O curso foi aprovado pela CAPES em 2012.

    Já o mestrado em Psicologia da UCP é o único do Brasil com concentração em “Cognição Social”. Aprovado pela CAPES em 2011, foi destacado devido à área escolhida, como especialização capaz de contribuir para o desenvolvimento da Psicologia nacionalmente. Compreende a pesquisa relacionada à investigação de temas em campos básicos e aplicados da Psicologia. Integram a cognição social processos, conteúdos e estados psicológicos que produzem, processam, conservam e recuperam informações decorrentes da experiência pessoal, em face de objetos sociais. As representações mentais assim obtidas influenciam ações humanas, realizadas em quaisquer contextos socioculturais, sob as mais distintas condições de interação social.


    Últimas