• Inscrições abertas para Assembleia de Extensão Universitária da Unifase

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/05/2021 18:17
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Seguindo a missão de formar profissionais com valores de cidadania, que reconheçam e valorizem a importância do SUS, aptos a praticar o cuidado, respeitar e acolher a necessidade do outro, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE/FMP) está com inscrições abertas para a IV edição da Assembleia de Extensão Universitária, que será realizada no dia 20 de maio, das 15h às 17h, com o tema central “Diálogos da Extensão com o SUS”.

    O evento, gratuito e on-line, tem o objetivo de refletir sobre o SUS e sensibilizar toda a comunidade institucional, de lideranças comunitárias e sociais, militantes e profissionais da área de Direitos Humanos. Para enriquecer o debate, a roda de conversa terá a participação da psicóloga, egressa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica da UNIFASE/FMP e mestranda em Saúde Coletiva pela UFF, Gleicielly Zopelaro Braga, e do enfermeiro e mestre em modelos de decisão e saúde pela UFPB, Israel Dias de Castro.

    “Nunca foi tão oportuno falar do Sistema Único de Saúde, o nosso SUS. As políticas públicas de saúde e as diretrizes curriculares nacionais para a formação dos profissionais da área de saúde propõem e valorizam as articulações entre a formação dos estudantes e o trabalho no âmbito do SUS, reconhecendo os serviços de saúde como locais de ensino-aprendizagem”, explica Ana Maria Auler, Doutora em Saúde Coletiva, trabalhadora do SUS e professora da UNIFASE/FMP.

    Atenta à realidade do Sistema Único de Saúde, a UNIFASE/FMP definiu como missão institucional promover a excelência no ensino, fortalecendo a pesquisa, a pós-graduação e a extensão, sempre com forte vinculação ao SUS e cooperação intensa na atenção à saúde, garantindo aos acadêmicos a participação ativa nos territórios de atendimento.   

    “Uma estratégia fortalecida pela UNIFASE/FMP é a promoção dos Projetos de Extensão, que proporcionam uma vivência para além dos muros do Centro Universitário e reconhecem como cenário de prática o cotidiano dos diversos grupos sociais, trabalhando a intersetorialidade como ferramenta essencial para superar a fragmentação do cuidado”, destaca Ana Carolina de Oliveira Rodrigues, aluna de Medicina da UNIFASE/FMP,  extensionista do Projeto Vale do Carangola e membro do Núcleo Docente e Discente de Extensão da UNIFASE/FMP. 

    A Extensão Universitária possui grande relevância na formação curricular, sendo um dispositivo que promove a interação transformadora entre o conhecimento acadêmico e os outros setores da sociedade, articulando teoria e prática, com uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional. 

    “Essas características, bem descritas na Política Nacional de Extensão Universitária, contribuem para a formação de cidadãos e de profissionais de saúde, reunindo atributos e competências para construírem formas de cuidado humanizado junto à população, privilegiando o diálogo de saberes e experiências com a comunidade, numa perspectiva de horizontalização do cuidado, corroborando com a Política Nacional de Humanização”, destaca Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP. 

    Outras informações sobre o evento e as inscrições estão disponíveis no site: www.unifase-rj.edu.br

    Últimas