• Inovação e futuro: Cidades Inteligentes em Pauta debate a transformação digital nas indústrias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/maio 18:33
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Na manhã desta terça-feira (28), a ACEP – Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis – realizou a 3ª edição do Encontro ACEP – Cidades Inteligentes em Pauta. Desta vez, o evento foi realizado no Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana, reunindo representantes de diversos setores, além de profissionais da área de tecnologia, com o objetivo de ampliar a discussão sobre a importância do investimento no setor tecnológico do município.

    O tema abordado hoje foi: “Construindo Futuro: A Jornada das Indústrias Inteligentes”, palestra que foi ministrada pelo Diretor Executivo de Serviços Compartilhados da Orange Business e presidente do Serratec, Gustavo Braz. Sobre o termo “Indústria X.0”, que abrange desde a Indústria 4.0 até possíveis evoluções futuras, Braz destacou uma série de transformações industriais que utilizam tecnologias para otimizar e inovar processos, produtos e modelos de negócios.

    Em alguns exemplos de sucesso apresentados durante a palestra, Braz falou sobre como a introdução tecnológica nas indústrias é notada em diferentes aspectos refletindo diretamente no aumento da produtividade, na redução de custos e na melhoria da qualidade dos produtos e serviços ofertados. Por outro lado, existem desafios a serem superados. A adoção de novas tecnologias exige um investimento significativo, e a capacitação de funcionários ou a contratação de profissionais especializados também se torna um fator complicador. O executivo também destacou a importância dos cuidados em relação à segurança cibernética e a melhoria nos serviços de conectividade.

    “A apresentação do Gustavo mostrou o quanto as cidades, como organismos vivos, podem acelerar seus processos de se tornarem mais inteligentes com o uso das tecnologias de ponta que surgem na indústria. Conectividade, informação, geração e análise de dados baseados em inteligência artificial e aprendizado de máquina são chave neste processo”, afirmou o empresário, Leonardo Lopes.

    Para o vice-presidente da ACEP, Marcelo Soares, esta palestra foi de grande importância para as empresas que estão focadas em acompanhar as atualizações do mercado. “Petrópolis precisa desse movimento. Apresentar aos empresários o que há de novo em tecnologia é essencial para manter a competitividade. Nosso objetivo na ACEP é ajudar os empresários a ampliar seus empreendimentos, tornando-se cada dia mais fortes e capazes de disputar espaço no mercado nacional e internacional. Nos dias de hoje, sem tecnologia, isso fica praticamente impossível”, afirma Soares.

    Últimas