• Inmet emite alerta de chuva forte para os próximos dias na região

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/12/2017 17:25

    O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta para a possibilidade de chuva forte nos próximos dias. Segundo o órgão, até segunda-feira (1º) são esperados mais de 100 milímetros de chuva em áreas serranas do estado do Rio de Janeiro, incluindo Petrópolis. 

    A chuva deve acontecer principalmente na parte da tarde e noite, depois dos dias de calor e temperatura relativamente alta. As pancadas podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas, com ocasional queda de granizo. Por conta disso, o Inmet alerta para a possibilidade de ocorrências como deslizamentos de terra e alagamentos, e consequentemente quedas de energia. 

    Além do Inmet, o Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) também alertou para a quantidade de chuva prevista para os próximos dias. Segundo o Inpe, além das pancadas no fim de tarde, o tempo deve ficar fechado na sexta-feira (29) e no sábado (30), em grande parte da cidade. 

    Toda essa instabilidade é provocada pela alta umidade e pelo calor excessivo, somados à convergência de umidade sobre a região sudeste, influenciando o clima principalmente entre o Sul de Minas Gerais e as regiões Serrana e Centro-Sul do Rio de Janeiro. 

    Devido à previsão, a Defesa Civil de Petrópolis disse que permanecerá em estado de atenção pelos próximos dias. A orientação é que a população que vive em uma área de risco tenha atenção redobrada. “Em caso de chuvas fortes, em que haja o acionamento das sirenes, os moradores devem sair de suas casas e se encaminhar para o ponto de apoio mais próximo”, explica o secretário de Defesa Civil, Paulo Renato Vaz, lembrando que os moradores devem ligar para o 199 e informar à Defesa Civil caso haja alguma ocorrência. “Esta medida deve ser adotada em caso de deslizamento de terra, inundações ou alagamento”, pontua. O mesmo procedimento deve ser seguido se o morador perceber qualquer sinal de instabilidade no terreno ou no imóvel, como por exemplo o aparecimento de rachaduras nas paredes.“Nossas equipes estão de plantão 24h para atender aos chamados”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz. A ligação para o 199 e os serviços de vistoria são gratuitos. 

    Últimas