Inicialmente previstas para 2020, UBS e creche do Vicenzo Rivetti devem ser inauguradas apenas em 2023
Exigências do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, a creche e a Unidade Básica de Saúde do Vicenzo Rivetti deveriam ter sido entregues em 2020, como parte do conjunto habitacional, mas tiveram a entrega adiada diversas vezes, obras paralisadas e até agora não foram finalizadas. A nova previsão para a entrega dos equipamentos é apenas em 2023.
Ainda em 2019, foi anunciado que o Conjunto Habitacional Vicenzo Rivetti, destinado às famílias que ficaram desabrigadas por conta das chuvas de 2011, contaria com creche e posto de saúde. Após a realização da licitação, foi definido que as obras da UBS seriam iniciadas em setembro do mesmo ano, enquanto o Centro de Educação Infantil teve o processo licitatório feito meses depois, ainda em 2019, mas ambos tinham a previsão de conclusão para o ano de 2020. As obras não avançaram e, neste ano de 2022, a empresa contratada foi multada e dispensada por não cumprir o contrato. Depois disso, uma nova licitação foi realizada.
Após a nova licitação, em abril deste ano, para a contratação da empresa responsável pelas obras dos equipamentos, as obras foram retomadas em junho. A unidade de saúde, que tinha obras avançadas, tinha previsão para ser entregue até o fim deste ano, mas deve ficar para 2023. Já o CEI, tinha apenas cerca de 5% de intervenções realizadas, atrasando mais o projeto, que também tem previsão de inauguração em 2023.
O Conjunto Habitacional Vicenzo Rivetti conta com 776 apartamentos, divididos em três blocos, que foram destinados às pessoas que perderam suas casas em tragédias no município. A UBS do local deve ter consultório, consultório odontológico, sala de coleta de material para exames, sala de curativos e sala de vacinas, contando com duas equipes de saúde da família. A creche deve atender cem crianças, de zero a cinco anos.
Questionada pela Tribuna, a Prefeitura de Petrópolis informou que o distrato com a antiga empresa responsável pelas obras foi feito assim que a nova gestão assumiu e que uma nova licitação foi feita, com as intervenções sendo retomadas em junho, com previsão de entrega da UBS e do CEI para o ano que vem.