Informações sobre visitas a Lula, no Palácio da Alvorada, estão sob sigilo desde janeiro
Os dados relacionados às visitas feitas ao presidente Luíz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, estão sob sigilo desde 1º de janeiro de 2023.
Na ocasião de sua posse, o então presidente revogou os sigilos de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), e assinou dois decretos solicitando reavaliação ao CGU, em 30 dias, das decisões de Bolsonaro que impuseram sigilo a informações da administração pública. A medida tomada por Lula era uma promessa de campanha, quando ele afirmou que iria manter a transparência durante o seu governo.
Em 11 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) divulgou a lista de visitas recebidas por Michelle Bolsonaro durante os quatro anos em que permaneceu na residência oficial do presidente da República.
O documento estava sob sigilo por 100 anos. Todavia, com o decreto assinado por Lula e a solicitação de acesso LAI (Lei de Acesso à Informação), a lista foi tornada pública.
A Tribuna de Petrópolis aguarda o posicionamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.