• Influência da crononutrição na atividade física e no sono

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/10/2022 08:00
    Por Prof. Luiz Carlos Moraes

    Acordar cedo e dormir cedo é mais fisiológico por conta da manutenção do equilíbrio hormonal no ciclo circadiano. O próprio sistema imunológico obedece ao ciclo, sendo mais vulnerável ao final do dia, porque a produção do cortisol e a serotonina diminuem.

    Essa é uma das razões pelas quais, quando estamos doentes, a febre se manifesta à tarde e à noite, assim como o humor também diminui. A ausência da luz estimula a produção da melatonina para o sono. Portanto, existe hora certa e/ou melhor para comer? Existe hora certa e/ou melhor para treinar? Sim.

    Não são poucos os estudos sobre crononutrição que mostram a importância do café da manhã à base de carboidrato de baixo índice glicêmico. Funciona como pré-treino, além da principal função de produção de energia, ajudando a modular o nível do cortisol – que começa a ser produzido em torno das 4 horas da manhã, acordando, por assim dizer, o corpo.

    A melatonina diminui e a serotonina volta a ser produzida com a luz do dia. Sendo assim, não é por acaso que a maioria das pessoas prefere fazer atividade física de manhã. É quando o corpo está cheio de energia, com a maior parte dos hormônios ativos, inclusive, a testosterona. No fim do dia, em tese e quando possível, convém ir desacelerando, inclusive, evitando comidas pesadas. Claro, estamos falando das pessoas matutinas, mas existem as vespertinas – que, estatisticamente, são a minoria.

    De qualquer forma vale ressaltar a importância da noite bem dormida, respeitando o ciclo circadiano porque é durante a noite que o corpo se recupera e se prepara para um novo dia. E você? Treina de manhã, de tarde ou a noite?

    Literatura Sugerida: De ALMEIDA Dianin, R., Soares, VCG, & de Faria, LNS Impactos do exercício físico e da nutrição na qualidade do sono.

    Últimas