Inepac vai notificar a prefeitura por pintura irregular de bancos
O Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) vai notificar a Prefeitura por conta da manutenção realizada nos bancos públicos da Praça D. Pedro II, no Centro Histórico. Na última semana, a Prefeitura alterou a cor do mobiliário da praça sem autorização prévia do órgão.
De acordo com o Inepac, que é responsável pela fiscalização de monumentos tombados no estado do Rio de Janeiro, a realização de qualquer intervenção na praça deve possuir autorização. A notificação será enviada até a próxima semana.
Desde a última quarta-feira, os bancos da praça estavam sendo pintados em tom caramelo. O Inepac afirmou que, por conta do tombamento protegido por lei, a praça não poderia ter a cor original alterada. Além disso, os bancos sem encosto eram pintados de vermelho, e os atuais, com encosto, eram envernizados ou pintados na cor madeira, o que contribui para a irregularidade. Em nota, a Prefeitura informou que a Comdep não recebeu nenhuma notificação sobre o serviço na Praça Dom Pedro, mas buscará informações junto ao Inepac sobre o espaço e podem ser feitas alterações.
A Praça D. Pedro II foi tombada no dia 25 de abril de 1991, e desde então as autoridades municipais devem respeitar uma série de características arquitetônicas, protegida pela Lei Estadual de Tombamento Histórico e fiscalizado pelo Inepac. Em 1889, após a Proclamação da República, o nome foi alterado para Praça D. Pedro de Alcântara, entretanto, não obteve a aceitação pública e voltou a se chamar Praça D. Pedro II. A praça é frequentada por turistas e moradores que buscam lazer e descanso no dia a dia.