• Inea vai investir R$ 1,5 milhão no Parque Fluvial em Itaipava

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/02/2020 10:32

    O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vai investir R$ 1,5 milhão do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) para a instalação do Parque Fluvial Skate Park em Itaipava. No último dia seis, o governo do Estado publicou no Diário Oficial um decreto que torna de utilidade pública para desapropriação terrenos ao longo da Estrada Philuvio Cerqueira (que liga Petrópolis a Teresópolis – BR-495) entre o Gentio e Benfica, no distrito de Itaipava para a construção do parque.

    Em nota, o Instituto Estadual do Ambiente informou que fará a urbanização das margens do Rio Santo Antônio e a construção do parque fluvial. O objetivo, segundo o Inea, é impedir construções irregulares na faixa marginal de proteção do rio, além de oferecer uma opção de lazer para os moradores. O Instituto afirmou na nota que fará somente a desapropriação do terreno e não das habitações da região.

    O projeto é antigo, tem quase 10 anos, no entanto, só agora o governo do Estado publicou o decreto de desapropriação das áreas. De acordo com o decreto, o Inea e a Procuradoria Geral do Estado ficarão responsáveis pelas indenizações e retiradas das edificações que ficam ao longo do Rio Santo Antônio, no trecho onde o parque fluvial será construído.

    O projeto prevê ainda que no local serão instalados um skate parque, uma ciclovia e caminhos de pedestres, pequenas praças e uma quadra de vôlei de praia. O Inea não informou se há prazo para o início das obras e nem quando estarão concluídas.

    Últimas