• Inea reprime crimes ambientais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/02/2016 13:34

    A equipe do Parque Estadual do Desengano, administrado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), percorreu trilha de 17 quilômetros entre o Poço Parado e a localidade conhecida como Mocotó, entre os municípios de São Fidélis e Campos, no Norte Fluminense. O objetivo foi fiscalizar e reprimir crimes ambientais, além de monitorar o ecossistema da unidade de conservação.

    Durante a travessia, foram observados mais de cem espécies de aves, como o macuco (Tinamus solitarius) e encontrados rastros, em diferentes pontos, da onça-parda (Puma concolor), um dos maiores predadores de topo de cadeia da unidade de conservação.

    No percurso, foi destruído um rancho que seria utilizado para a prática ilegal de caça, próximo ao Córrego Frio, divisor territorial entre os municípios de São Fidélis e Campos dos Goytacazes.

    A travessia representa uma das dezenove trilhas contidas no Guia de Trilhas do Parque Estadual do Desengano, uma publicação que visa informar aos visitantes sobre os principais itinerários para quem quiser desfrutar das belezas do maior bloco florestal das regiões Norte e Noroeste Fluminense. O Guia de Trilhas do Parque Estadual do Desengano pode ser acessado no portal do Inea em www.inea.rj.gov.br.

    >>> Sinalização – Desde o início do ano, a equipe do parque realiza trabalhos de manejo e de sinalização das trilhas existentes na unidade e no entorno. O objetivo é melhorar as condições de acesso para os visitantes.

    Últimas