• Inea realiza a soltura de lobo-guará resgatado no Norte Fluminense

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/11/2021 10:21
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do Parque Estadual do Desengano (PED), participou da soltura de uma fêmea adulta de lobo-guará (Chrysocyum brachyurus) resgatada no município de Aperibé, no Norte Fluminense. O animal figura na lista dos ameaçados de extinção e, recentemente, ficou ainda mais famoso por estampar a nota de R$ 200.

    O canídeo foi encontrado em uma propriedade rural do município de Aperibé, com as patas presas em um pé de jabuticaba. O proprietário do local soltou o animal, o colocou em uma casa e imediatamente acionou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que entrou em contato com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Animais Selvagens (Nepas) da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

    Jabuticaba, como foi apelidada, chegou ao Nepas em estado de saúde precário. O animal recebeu intensa atenção dos profissionais do núcleo e, após sete meses internado, quatro cirurgias, um implante na pata e sessões de eletroacupuntura, saiu do local saudável e com 3 kg a mais do que chegou. Durante todo o tratamento, o lobo-guará comportou-se como um animal colocado em cativeiro, mas adaptou-se bem à rotina de recuperação, à alimentação e aos tratamentos médicos.

    O Inea, por meio do PED, disponibilizou a viatura que percorreu cerca de 650 km para realizar a soltura do animal, no município de Paraíba do Sul, na quinta-feira (28).

    Sobre a espécie

    O Brasil concentra 90% de exemplares da espécie Chrysocyum brachyurus e, apesar de ser endêmico da América do Sul, típico do Cerrado e dos Pampas, cada vez mais os lobos-guará estão aparecendo na Mata Atlântica. Isso ocorre pela perda de habitat natural em decorrência da expansão de áreas agrícolas e urbanas.

    Maior canídeo da América do Sul, o lobo-guará apresenta uma coloração avermelhada, longas patas finas e longas orelhas. Considerado em estado de vulnerabilidade pela lista vermelha do ICMBio e em risco de extinção, as principais ameaças ao lobo-guará são caçadores, atropelamentos e a degradação do habitat natural por atividades resultantes da ação humana. Por isso, são essenciais políticas de preservação da biodiversidade. 

    Últimas