
O Governo do Estado, por meio do programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), reforça a dragagem e o desassoreamento de rios nos arredores do Centro e nos distritos de Petrópolis. Desde o início da semana, duas novas frentes de trabalhos fazem a remoção de detritos em pontos do Rio Palatino, no Morin, e em trechos do Rio Itamarati, no Cascatinha. Outras quatro frentes de trabalho atuam nos distritos.
O serviço visa mitigar o impacto de chuvas volumosas, como as previstas para os próximos dias. As ações para a construção de um modelo de cidade resiliente, seguem orientações do secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, por determinação do governador Cláudio Castro. As frentes de trabalho do Inea atuam de forma permanente em municípios de todo o estado.
“Temos equipes trabalhando nos Rios Palatino e Itamarati, para melhorar o fluxo das águas que vem dos bairros Morin e Alto da Serra. Esse serviço já foi feito também em trechos do Rio Piabanha e reforçado recentemente nos arredores do Centro. Desde o ano passado, as equipes do Limpa Rio atuam em diferentes pontos de Petrópolis com um trabalho preventivo e permanente para reduzir episódios de transbordamentos de rios, que causam prejuízos a cidade e colocam as pessoas em risco”, destaca o secretário do Ambiente e Sustentabilidade Bernardo Rossi.
Em janeiro, o programa Limpa Rio reforçou o serviço de desassoreamento no Rio Piabanha, em trechos próximos ao Palácio de Cristal e da Praça da Liberdade. Foram mais de 100 caminhões de detritos removidos em duas semanas, somente nestes dois pontos.
Máquinas e equipamentos ainda trabalham em pontos do Rio Piabanha, na localidade conhecida como Frias, em Nogueira; em corpos hídricos que cortam o Parque de Exposições, em Itaipava; no Rio Araras, em Bonsucesso, e no lago do Vale do Sossego.
Em todo o ano passado, 12 frentes de trabalho do Programa Limpa Rio retiraram 116.532 metros cúbicos de detritos de corpos hídricos da cidade. As equipes trabalharam em diferentes pontos dos Rios Piabanha, Araras, Maria Comprida, Itamarati, Córrego Grande, Córrego do Contorno, Córrego Três Pedras, além dos Lagos de Nogueira e Parque São Vicente.
Leia outras notícias sobre Petrópolis e região: