Inea inicia cadastro de propriedades em áreas rurais
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) começou nessa segunda-feira (4) o Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Rebio Araras. O projeto ocorre em quatorze unidades e parques estaduais administrados pelo órgão em trinta e nove municípios do estado. A iniciativa é financiada com recursos da Câmara de Compensação Ambiental (CCA), operado pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO), e executado pela empresa Ambientagro Engenharia. A previsão é de que mais de nove mil hectares de reservas ambientais e zonas de amortecimento sejam catalogadas. Os agentes vão percorrer as localidades de Araras, Poço dos Peixes, Malta, Vale das Videiras, Fazenda Inglesa e Rocio, além de Duque de Caxias e Miguel Pereira.
O CAR é um registro público eletrônico com informações ambientais de imóveis situados em região rural, com o objetivo de promover a identificação e integração de informações a respeito das propriedades e posses. A iniciativa tem como meta o planejamento, monitoramento, combate ao desmatamento e a regularização. A inscrição é obrigatória para todas as propriedades, sejam elas públicas ou privadas, assentamentos de reforma agrária e áreas de povos e comunidades tradicionais que façam uso de seu território.
Com base nestes dados será possível traçar um diagnóstico dos imóveis rurais no Brasil, quantificando e identificando áreas de ação do homem na natureza. Por meio destas informações será possível ainda, localizar áreas degradadas e propor maneiras de recuperação para preservar áreas de proteção ambiental e Reserva Legal.
Ainda na Região Serrana, o cadastro ocorre também no Parque Estadual dos Três Picos, a Área de Proteção Ambiental Macaé de Cima e a Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Macacu. Essas unidades de conservação abrangem os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Itaboraí e Cachoeiras de Macacu. Em Petrópolis, os interessados poderão agendar atendimento pelos telefones: (24) 2225-1975 e (24) 2225-2910.