• Inea diz que alerta de cheias está funcionando

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/09/2016 11:30

    Questionado sobre a paralisação no funcionamento do Sistema de Alerta de Cheias, o Inea – Instituto Estadual do Ambiente afirmou, através de nota, que o sistema está funcionando e atendendo às necessidades. 

    De acordo com a coordenação do Sistema de Alerta de Cheias, em função do momento que vive o Estado, alguns ajustes precisaram ser feitos na parte operacional do contrato do Sistema de Alerta de Cheias para reduzir custos. “Com reposicionamento de recursos internos o sistema está funcionando e atendendo às necessidades. Com o objetivo de prestar o melhor serviço à população, o Inea está providenciando uma nova licitação para contratação de empresa, com custos mais acessíveis, para  operacionalização do sistema”, completou a nota.

    O Sistema de Alerta de Cheias foi criado pelo Instituto Estadual do Ambiente – Inea, com o objetivo de informar as autoridades e à população quanto a possibilidade de chuvas intensas e de inundações graduais (cheias) que possam causar perdas materiais e humanas. 

    Cabe ao Inea o monitoramento e envio de alertas de cheias (inundações graduais) em apoio às Defesas Civis na prevenção de desastres. O Sistema de alerta possui uma rede de estações telemétricas e de radares que enviam, em tempo real, dados de chuva e do nível dos rios monitorados. 


    Últimas