• Inea anuncia investimento de R$ 245 milhões para rios de Itaipava

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/01/2016 12:00

    O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) anunciou mais investimentos para os rios Santo Antônio, Cuiabá e Carvão. A previsão é de que sejam aplicados mais R$ 245,4 milhões nessas áreas. Com essa quantia, serão feitas recomposição vegetal, substituição de travessias e implantação de parques fluviais, além de obras de controle de enchentes no centro da cidade. Segundo o Inea, os projetos encontram-se em aprovação na Caixa Econômica Federal (CEF) e as licitações estão previstas para acontecer no segundo semestre desse ano. A informação foi concedida após o prefeito Rubens Bomtempo anunciar que vai notificar o órgão pelas obras realizadas no Rio Santo Antônio, em Itaipava. Na opinião do prefeito, as intervenções que já foram feitas não foram suficientes para evitar alagamentos na região, como aconteceu no último fim de semana. 

    Após as fortes chuvas, que caíram entre os dias 15 e 17 de janeiro, o Inea informou que realizou vistoria técnica no local e verificou que os trechos contemplados pelas obras de controle de inundação se comportaram de forma satisfatória e de acordo com os projetos desenvolvidos. Com relação aos pontos de inundação, disse que são locais que já foram identificados pelos estudos e projetos do Inea, mas ainda não foram abrangidos pelas obras de controle e inundações. 

    Informou ainda que, para estas áreas está prevista a realização de intervenções nas calhas e a implantação de parques fluviais, que não somente vão promover o lazer e bem-estar da população, mas também evitar a reocupação de terrenos situadas às margens dos rios. 

    Já com relação aos pluviômetros do Sistema de Alerta de Cheias – dos 19, apenas 4 estão funcionando – o Inea informou que existem quatro estações de monitoramento de precipitação (chuva) e nível de rios em funcionamento em Petrópolis, situadas nos rios Palatinato, Piabanha, Quitandinha e Cuiabá. Segundo o Instituto, as estações estão transmitindo dados normalmente para sistema. 

    Destacou ainda que está procedendo à adequação do sistema de transmissão das demais 15 estações. Os dados destas, que fazem a medição normalmente, estão sendo armazenados e são enviados manualmente sempre que solicitados. O Inea também pretende fazer a modernização de algumas estações, que passarão também a medir o nível dos rios. A previsão é que este processo esteja concluído ainda neste semestre.



    Últimas