• Inea abre inscrições para o curso de Medição de Fumaça Preta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • As aulas terão atividades presenciais e a emissão de certificado aos aprovados

    14/mar 19:10
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) abriu, nesta semana, as inscrições para o curso de Medição de Fumaça Preta. As aulas são gratuitas e acontecerão entre os dias 15 e 30 de abril. As atividades serão presenciais, na sede do órgão ambiental, e à distância, por meio da plataforma Zoom.

    O curso será composto de quatro aulas teóricas online, com carga horária de 2 horas cada, e 1 aula prática presencial com carga horária de 2 horas.

    O objetivo do curso é capacitar profissionais para realizar a medição da opacidade em veículos do ciclo diesel, conforme a Diretriz para Concessão e Renovação de Certificado de Registro para Empresas de Medição de Emissão Veicular (DZ 582–R.1).

    O conteúdo das aulas serão: definição de poluição do ar e poluentes atmosféricos; conceitos básicos de qualidade do ar e meteorologia; emissão veicular; gestão de controle de emissão veicular; conceitos básicos de legislação ambiental relacionada ao controle de emissões veiculares; diretrizes do Procon Fumaça Preta (objetivos, campo de aplicação, vinculação, desvinculação, preenchimento de boletins, agendamentos futuros, penalidades, divulgação, auditorias e fiscalização); Plano de Controle da Poluição Veicular (PCPV); equipamentos de amostragem de opacidade e procedimentos de teste a motores a Diesel.

    Serão oferecidas 35 vagas para profissionais de nível técnico ou superior das áreas de química, mecânica, elétrica, eletrônica, meio ambiente e ciências biológicas devidamente registrados nos seus respectivos conselhos profissionais. O edital com todas as informações está disponível aqui.

    As inscrições vão até o dia 22 deste mês e podem ser realizadas por meio do link.

    Últimas