Indústria de Petrópolis cria 252 empregos em setembro e registra saldo positivo pela 1ª vez desde fevereiro
O setor industrial, que contempla a Indústria de Transformação, Extrativa, de Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), criou, em setembro, 252 postos de trabalho em Petrópolis. É a primeira vez que o município tem saldo positivo no setor desde fevereiro, antes da pandemia do novo coronavírus. De lá para cá, a indústria acumulou perdas de 1.631 vagas. Os dados estão na plataforma Retratos Regionais da Firjan, que traz recorte setorial e regional do mercado de trabalho fluminense todos os meses.
A Construção Civil e o setor de Vestuário foram os principais responsáveis pelo número de contratações. A retomada de projetos de moradia fez com que o setor registrasse 160 contratações no mês. Já as Confecções abriram 58 postos de trabalho. Produtos de Madeira e Fabricação de Móveis tiveram 11 novas vagas; Produtos de Borracha e Material Plástico, 10 e Alimentos, 8 empregos.
Apesar da alta no mês, o município ainda tem grande passivo acumulado desde o início da pandemia da Covid-19. De março a junho foram registradas 5.280 demissões, porém, mesmo com a retomada das atividades econômicas, o município continuou registrando saldo negativo em julho (-180) e agosto (-45). O indicador de Retomada de Empregos mostra que a cidade recuperou apenas 6,5% das vagas perdidas no período.
Em relação ao número geral de empregos em setembro, envolvendo todos os setores econômicos, o Comércio fez 206 contratações e o setor de Serviços criou 113 novos empregos. Agropecuária teve saldo de -3 vagas. O estado do Rio abriu em setembro 8.901 vagas, segundo resultado positivo consecutivo, também mostrando aceleração em relação ao resultado de agosto (+5.297). Cabe ressaltar que em setembro 71 dos 92 municípios fluminenses apresentaram saldo positivo de contratações.
Plataforma Retratos Regionais
A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais.
Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. Neste mês, também é disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através deste link: www.firjan.com.br/retratosregionais.