Incêndio dos ônibus: e a investigação que os vereadores iriam fazer?
Completou um mês que os vereadores anunciaram que iriam requisitar a perícia policial do incêndio na garagem de ônibus, resultando na queima de 74 coletivos das empresas PetroIta e Cascatinha. E mais: a comissão especial que seria formada especificamente para investigar o incêndio disse que iria convocar funcionários das empresas para prestar esclarecimentos. Não tivemos mais notícias nem de uma coisa, nem de outra. E estamos às vésperas de completar seis meses do episódio ainda não esclarecido.
Tudo na mesma
A prefeitura contratou e divulgou uma perícia particular que apontou ‘ação humana’ no episódio. No mesmo dia do incêndio, mesmo sem qualquer perícia particular ou oficial, tanto a prefeitura quanto o sindicato das empresas já diziam que o incêndio era criminoso. Já o Conselho Municipal de Trânsito divulgou uma carta reafirmando as preocupações com os fortes indícios de crime e cobrando uma investigação rigorosa. E até agora, nada.
Só pra lembrar
Falando nisso, depois do incêndio e das operações policiais que investigam a CPTrans e culminaram até com o afastamento de Jamil Sabrá, Bomtempo anunciou que estava abrindo processo licitatório para contratar auditoria externa com “o objetivo de avaliar todos os contratos realizados nos últimos anos”. E abriu?
Única certeza
Depois do dia 09 de maio, com o incêndio, a única certeza que temos é que o que era ruim piorou muito. Também temos certeza que todos os dias tem ônibus quebrados nas ruas e o usuário ficando a pé.
Contagem
E Petrópolis está há 165 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Todos prometem
Falando na revisão dos contratos da CPTrans, auditoria nas contas públicas é uma promessa de campanha e também de início de todos os governos. Mustrangi, que veio depois de Bomtempo anunciou (e depois fez uma interna mesmo que apontou rombo de R$ 228 milhões); Bomtempo que veio depois de Mustrangi anunciou também e não fez; Bernardo Rossi fez interna e anunciou rombo de R$ 700 milhões; Hingo disse que faria no Sehac e ficou devendo e Bomtempo agora de volta ao governo prometeu essa da CPTrans e não fez.
Recordar é viver
Falando nisso, nesta pesquisa sobre as auditorias, encontramos os registros da eleição de 2012 quando Paulo Mustrangi declarou apoio a Bernardo Rossi dizendo que” jamais poderíamos apoiar um candidato que deixou uma dívida milionária e uma herança maldita” se referindo a Bomtempo de quem é hoje vice-prefeito, o que prova que a política não guarda ressentimentos.
Na manivela
O governo do estado está investindo, no total, R$ 111 milhões na recuperação do túnel extravasor do Quissamã. A primeira fase, emergencial, já realizada, somou R$ 68 milhões. E agora, faz a segunda parte, investimento de R$ 43 milhões. Mas, a gente queria saber se vai ter alguma tecnologia empregada no sistema de acionamento da abertura das comportas. O sistema que é da década de 70 ainda seria manual, ou seja, quando é necessário alguém – normalmente da Comdep – tem que ir lá acionar a abertura.
É inacreditável
Lembra que a gente contou aqui que o então deputado federal Alexandre Frota apresentou projeto de lei inspirado em Petrópolis em função da tragédia de 2022 determinando que os ônibus urbanos tenham coletes salva-vidas, botes infláveis e assentos flutuantes? Esses equipamentos de segurança seriam acionados em caso de enchentes. Pois continua tramitando e agora está sendo avaliado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
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