• Inaugurada há 91 anos, Praça da Inconfidência é adotada por rede de hotéis e será revitalizada

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  • 17/08/2022 16:10
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Praça da Inconfidência é a primeira a ser adotada pela iniciativa privada por meio do projeto “Jardins Imperiais” e passará por uma revitalização. Também conhecida como “Praça do Rosário”, o espaço foi inaugurado há 91 anos, e tem o carinhoso apelido por causa da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que tem 139 anos, além do Mercado Municipal que completou 118 anos, um conjunto arquitetônico, histórico e cultural da cidade. A cerimônia que celebrou a adesão ao projeto, uma parceria público-privada, foi realizada nesta quarta-feira (07) pela manhã com visita ao espaço que já recebeu melhorias da Rede Kastel de Hotéis, que abraçou a iniciativa.  

    O complexo arquitetônico é ornado pela praça que, agora, terá a manutenção feita pela rede que administra o Grão Pará, hotel que integra o complexo da Praça. O próprio hotel também está em um prédio centenário, tombado pelo Patrimônio Histórico e reformado recentemente funcionando como hotel 4 estrelas.

    De acordo com a Rede Kastel a iniciativa pretende inspirar outras empresas a aderirem ao programa. Mais do que isso, a empresa vislumbrou com o Jardins Imperiais a oportunidade de se fazer mais presente na vida da comunidade, cuidando de um patrimônio que é de todos.

    (Foto: Divulgação)

    “É um cuidado não apenas para o hóspede que entra no hotel passando pela praça e encontrando uma área bem preservada, mas também para o cidadão que frequenta o local, que faz compras na região, que vai à igreja. É bom para todos no sentido de compartilharmos esse espaço da melhor forma e ajudando em sua preservação. Para nós, da Rede Kastel, nos acende ainda mais o sentimento de pertencimento, de estarmos trabalhando pela cidade e isso envolve a todos os funcionários”, afirma Felipe Almeida, CEO da Rede Kastel.

    Padre Luis Mello, pároco da Igreja do Rosário, abençoou o projeto e seu lançamento observando a importância da praça para a comunidade e todo o entorno. “Agradecemos a Deus em ver nossa praça revitalizada. É sempre bom desejar que se torne um ambiente familiar. A praça é do povo, é da família e de todos nós. Agradecemos a todos os envolvidos para que esse sonho se tornasse realidade”, afirmou.  

    Projeto segue as orientações do Iphan

    As plantas cultivadas no local são autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foram sugeridas por um botânico da Fundação Oswaldo Cruz. A meta é preservar de forma exemplar as características de tombamento da praça e entorno. De acordo com a Kastel, um jardineiro foi contratado e vem atuando já há algumas semanas com limpeza de canteiros e o plantio de espécies como moreia, lantana rasteira e sálvia vermelha.  A manutenção terá o objetivo de conservar a praça florida e com plantas saudáveis durante todo o ano. À prefeitura caberá a manutenção de equipamentos urbanos como bancos e lixeiras.

    (Foto: Divulgação)

    “Muitas vezes, na correria do dia a dia nos passam despercebidos detalhes que fazem da cidade ser tão especial. A igreja, o Mercado Municipal e a própria praça são históricas, estão inseridas na cultura da cidade e nós que estamos aqui neste endereço precisamos ajudar a conservar o local para nós mesmos, para a cidade, para os visitantes, para o comércio do entorno. É um programa que atinge um número expressivo de pessoas que vivem nas proximidades, convivem na região e que se sentirão mais valorizadas”, avalia Fabiano Barros, diretor de vendas da Rede Kastel. 

    Projeto quer atrair mais empresas

    A prefeitura mapeou 31 praças que podem ser adotadas por empresas, sendo 14 só no Centro Histórico. Os parceiros terão incentivos fiscais para se tornarem responsáveis pelas áreas além de placas indicativas, também autorizadas pelo Iphan, indicando o patrocínio.   Nesta relação estão áreas como as praças Visconde de Mauá (Praça da Águia), da Liberdade, 14 Bis e o Relógio das Flores.

    “Assim como nós, as outras empresas que aderirem não estarão focadas em benefícios financeiros. Está falando mais alto esse sentimento bom, de ser mais presente na comunidade. Isso não tem preço”, avalia Felipe Almeida.

    Marcelo Soares, secretário de Desenvolvimento Econômico, pasta que capitaneia o projeto, aproveitou para anunciar que a prefeitura já tem outras sete empresas interessadas na adoção de jardins.  “Estamos em fase final nestes processos e entusiasmados com as empresas abraçando a iniciativa. Quem ganha é a população e o município, em qualidade de vida e a melhoria no ambiente de negócios”, destacou.

    O presidente da Câmara de Vereadores, Hingo Hammes, destacou a flexibilização da lei original para tornar mais viável a participação das empresas. “Isso facilitou que os negócios, de todos os portes, se interessassem neste modelo que existe em outras cidades, programa de parceria público-privada que apresenta um retorno imediato para a comunidade”.

    O lançamento do programa foi acompanhado pelo prefeito Rubens Bomtempo, por empresários da área de entorno da praça, vereadores e secretários municipais.

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