• Impresso da Provinha Brasil é enviado às escolas públicas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/05/2016 16:05

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) iniciou o envio do material impresso da Provinha Brasil, primeira edição de 2016, às escolas públicas que aderiram à avaliação. A distribuição será concluída até o fim deste mês.   

    São encaminhados, via Correios, os cadernos do aluno e do professor, que contêm, respectivamente, os testes de leitura e matemática e as orientações para aplicação, além do Guia de Correção e Interpretação dos Resultados. Cerca de dois milhões de estudantes devem fazer as provas.

    Mais de 80% das redes públicas de ensino aderiram à avaliação. O resultado pode ser usado pela coordenação pedagógica e professores para auxiliar na análise de aprendizado das crianças que cursam o segundo ano do ensino fundamental. A aplicação das provas não é obrigatória.

    Este ano, o Inep vai oferecer o sistema Provinha Brasil – Escolas, que permite o registro e a análise dos dados coletados a partir da aplicação das provas. A adoção desse recurso pelas escolas inscritas também é facultativa, segundo orientação das secretarias municipais e estaduais de Educação. Os relatórios de diagnóstico gerados pelo sistema serão mais um elemento para subsidiar decisões pedagógicas e de gestão, em busca da melhoria no aprendizado.

    O prazo para o lançamento das informações vai até 31 de julho. A partir de agosto, as secretarias devem ter acesso aos resultados agregados das escolas de cada rede de ensino.

    Provinha — O processo para participar da Provinha Brasil teve início no ano passado, com a publicação da Portaria nº 387, de 1º de setembro. A avaliação contém um teste de leitura e outro de matemática, com 20 questões cada um. De acordo com a orientação do Inep, as provas devem ser aplicadas em sequência — leitura em um dia e matemática no seguinte. O material é distribuído nas redes públicas duas vezes por ano, no início e no fim do período letivo, para medir a evolução do estudante.

    Mesmo que o professor ou o aplicador, na escola, já tenha experiência com o teste, é importante ler o Guia. O documento contém um roteiro a ser seguido pelo aplicador.

    A Provinha Brasil começou a ser aplicada em 2008, com uma edição anual. Em 2011, foram inseridos os testes de matemática. Desde 2012, as provas são aplicadas no início e no fim do ano letivo.


    Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

    Últimas