Imóvel abandonado será reformado e abrigará Centro de Apoio à Pesquisa da Rebio Araras
Uma das construções antigas dentro da Reserva Biológica será reformada e dará vida à Casa do Pesquisador da Rebio Araras
Localizada entre Petrópolis e Miguel Pereira, na Serra do Mar, a Reserva Biológica Estadual de Araras não guarda só tesouros da fauna e da flora da Mata Atlântica. Com um total de quase quatro mil hectares, a área também esconde construções antigas e históricas, algumas com mais de 70 anos, que abrigavam funcionários e suas famílias.
Há mais de 20 anos abandonada, uma dessas casas agora começa a ganhar uma nova vida: a Casa 3, antes um depósito de equipamentos, será completamente reformada pela multinacional dinamarquesa Bunker One, líder mundial na comercialização de combustíveis marítimos, dando vida à Casa do Pesquisador da Rebio Araras.
Em um acordo assinado na última semana com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que administra a reserva, a Bunker One se comprometeu a gastar mais de R$ 190 mil em uma restauração completa da unidade, para que esteja apta a receber pesquisadores e desenvolver estudos sobre a fauna e a flora da Serra de Araras.
As obras estão previstas para começar este mês e devem ter duração de seis meses.
“Trabalhamos assertivamente com todos os pilares das iniciativas ESG. A decisão de fazer a reforma de uma das casas da Reserva Biológica Estadual de Araras não é só uma forma de apoiar uma instituição que está tão envolvida com a preservação ambiental do estado. É também a comprovação dos nossos esforços em manter as áreas verdes e promover a sustentabilidade em todos os aspectos, e não somente na nossa área de produção”, explica Flavio Ribeiro, CEO da Bunker One no Brasil.