• Imã Wasim Ahmad Zafar completa 30 anos de serviços prestados em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/12/2023 09:15
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta sexta-feira (15), o presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil, Imã Wasim Ahmad Zafar, completa 30 anos de serviços religiosos e humanitários prestados no Brasil. Ele foi encaminhado para o país enquanto servia na Guatemala. Imã Wasim desembarcou em solo brasileiro no dia 15 de dezembro de 1993.

    Figura querida na cidade, o presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil nasceu no Paquistão, em 1959, e completou seu ensino superior em teologia pelo Jamia Ahmadia, instituto de formação de missionários da Comunidade Muçulmana Ahmadia, em um curso que teve duração de sete anos. Em seguida, dedicou a sua vida integralmente ao serviço a Deus.

    Após servir em diferentes cidades do Paquistão, foi enviado em missão à Guatemala, em 1991, onde serviu a Comunidade por três anos. Em dezembro de 1993 foi enviado em missão ao Brasil, onde atua servindo a Comunidade e à população petropolitana até os dias atuais, no cargo de Presidente e Chefe Missionário da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil.

    Assim que chegou ao Brasil, deu início a diversas atividades importantes. Em 1994, organizou a primeira Jalsa Salana no Brasil, evento anual que reúne pessoas de diferentes segmentos religiosos, sociais e políticos em busca do aprimoramento e da evolução espiritual.

    O evento desempenha importante papel na construção do diálogo inter-religioso e da paz social em Petrópolis.

    Em 2011, trouxe para o município a ONG Humanity First, braço humanitário da Comunidade Ahmadia Muçulmana, que trabalha em prol dos menos favorecidos em diversos projetos sociais e humanitários. A ONG teve seu registro oficial no Brasil no final de 2018 e, desde então, trabalha amplamente para servir a população brasileira por meio de seus diversos projetos.

    Em 2014, Imã Wasim Ahmad Zafar fundou em Petrópolis a primeira Mesquita da região serrana, nomeada de Baitul Awal. Já em 2018, lançou a revista bilíngue Al-Huda, “A Guia Divina”, levando conhecimento religioso, espiritual e educativo para a população.

    O presidente da Comunidade Ahmadia Muçulmana do Brasil já visitou todos os estados do país na missão de levar a mensagem de paz do Islã e da Ahmadia e de remover os preconceitos em torno da religião no ocidente, desenvolvendo, ainda, projetos humanitários em parceria com governos e entidades municipais, estaduais e federais. Foi homenageado com os prêmios de cidadão petropolitano e personalidade do ano, ambos concedidos pela Câmara Municipal, além de diversas moções congratulatórias.

    Últimas